Curso de Jornalismo inicia Ciclo de Atividades Remotas

A graduação e o mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferecem a estudantes, comunidade universitária e comunidade em geral, nos meses de junho e julho, diversificada programação de atividades online com o objetivo de debater o “Jornalismo em tempos de pandemia”, com opções pela manhã, tarde e noite. Todos os professores do Departamento de Jornalismo (DeJor) e Mestrado em Jornalismo participam no desenvolvimento de minicursos, lives e produções especiais de extensão que vão do aperfeiçoamento técnico e análise de cobertura jornalística até a interação com agentes culturais de Ponta Grossa.

Na manhã de segunda-feira (8), as ações ocorrem de modo integrado à Rádio Comunitária Princesa FM (87.9), do bairro Nova Rússia. A partir das 9h, vão ao ar o programa Democracia & Direitos Humanos e o boletim informativo Covid-19, ambos produtos diários de extensão do curso de Jornalismo, com participação de professores e estudantes, e que preenchem a programação regular do Ciclo.

Às 10h acontece o painel ‘212 Anos da Imprensa’, com as professoras Karina Janz Woitowicz (UEPG) e Ana Regina Rego (UFPI), conversa mediada pelo professor Kevin Kossar Furtado (UEPG). A transmissão aberta ocorre pelo Facebook do projeto Cultura Plural (facebook.com/culturaplural/). Às 15h é a vez da oficina de Jornalismo Esportivo, ministrada pelo professor Jeferson Bertolini (UEPG). A atividade aborda rotinas da reportagem esportiva, relação com clubes e atletas, preparação para eventos esportivos, além de característica do texto esportivo e da reportagem de campo.

A partir de terça-feira (9), uma série de oficinas, minicursos e debates é ofertada em diferentes  horários e plataformas online, de modo a atender, de modo especial, o maior número de estudantes dos cursos de graduação e mestrado em Jornalismo e em respeito a diferentes condições e limitações no acesso à web. Ao longo da semana acontecem as oficinas ‘Repórter Correspondente’ e ‘20 dicas para texto eficiente’. Estreiam também os minicursos ‘Problema Cabeludo: o novo sentido da vida para o Jornalismo’, sobre filosofia da comunicação, ‘Mídia e Eleições’, ‘Cobertura Jornalística Durante a Pandemia’, de enfoque analítico e ‘História e atualidade do jornalismo de revista’.

Na quinta-feira (11), às 19h, o Cultura Plural abre a sequência de encontros e entrevistas com agentes culturais de Ponta Grossa. As transmissões ao vivo ocorrem pelas redes sociais do projeto. Na sexta-feira (12), às 13h, professores do DeJor ofertam o ‘Ciclo de Debate Jornalismo & Política em tempos da Covid-19 nos países epicentros da doença no mundo e América Latina’.

A programação completa do Ciclo de Atividades Remotas ‘Jornalismo UEPG em tempos de pandemia’ pode ser encontrada nas redes sociais do Dejor UEPG. A medida pedagógica online segue orientação da universidade e inclui o planejamento de ações remotas como atividades complementares não obrigatórias em fase de transição para futura retomada de aulas presenciais.

Texto: Dejor  Foto: Luciane Navarro