Curso de Direito da UEPG está entre os melhores do Brasil segundo Selo OAB

O curso de Direito da UEPG está entre os 161 melhores do país, de acordo com o Selo OAB Recomenda. A certificação é outorgada a cada três anos para as instituições em que os estudantes de Direito têm desempenho destacado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

No Paraná, a UEPG se destaca na lista das graduações em Direito com a certificação da Ordem. Segundo o professor coordenador do curso, Alexandre Almeida Rocha, o selo foi criado justamente para mostrar as instituições que obtêm resultados relevantes. “Por esta razão, estar elencado entre as melhores é extremamente importante, considerando o número de universidades e faculdades de direito que temos hoje em dia, totalizando mais de mil”, diz.

Nos últimos 20 anos, o Brasil obteve um crescimento de 539% na oferta de cursos de direito, totalizando em 2018 mais de 1500 graduações na área. Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de instituições de nível superior com bacharelado em Direito. Diante desse cenário, o Selo manifesta a preocupação do Conselho Federal da OAB e de sua Comissão Nacional de Educação Jurídica em relação à qualidade da educação ofertada no país.

Criado em 4 de agosto de 1954, o curso de Direito da UEPG completa 66 anos de existência em 2020. Para o reitor, “merecer este Selo é uma demonstração do trabalho sério dos professores, dos funcionários e dos alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa que, ao longo de décadas, têm se dedicado às ciências jurídicas. É uma grande honra para o curso de direito, de maneira específica, e para a Universidade como um todo esta distinção”, afirma.

Segundo a aluna de direito da UEPG, presidente do Centro Acadêmico, Rayssa Schafranski Ribeiro, o Selo OAB Recomenda é uma certificação de muita relevância. “Quase todos os alunos da UEPG que fazem o Exame de Ordem passam na primeira tentativa. Isso mostra que a instituição é competente no que faz e prepara o aluno para a vida real, o que é ainda mais relevante diante das críticas que existem contra a universidade pública e gratuita. A premiação reconhece a qualidade e efetividade do trabalho que a universidade vem desenvolvendo desde o início”, enfatiza.

A acadêmica de direito Helena Swiech Pinheiro acredita que o Selo OAB posiciona a universidade em um patamar distinto. “Essa é uma maneira incrível de expressar a qualidade do nosso estudo, que proporciona aos alunos que passam pela UEPG uma formação com diferenciais”, diz. A estudante conta que escolheu a UEPG pelos profissionais de peso que se formaram na instituição e devido ao ensino público e de qualidade que a universidade oferece. “Minha mãe é formada pela casa e a reconheço como uma grande profissional. Também há o Dr. Wagner Menezes, que carrega muito orgulho de ter estudado na UEPG e ter feito parte do Centro Acadêmico Carvalho Santos (CACS). Então, entre os vários motivos para escolher a UEPG, estão os profissionais que se formaram nela e servem como exemplos para mim”, reforça.

Sobre o Selo OAB recomenda

Desde 2001, a certificação reconhece e premia as instituições de ensino superior que oferecem curso de direito e atendem aos critérios de excelência, regularidade e qualidade mínima exigidos pela Ordem dos Advogados do Brasil. Na primeira edição, de 176 cursos avaliados, 52 receberam o selo. Já na sexta e atual edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 161 foram premiados com o Selo.

Texto: Vanessa Hrenechen     Foto: Luciane Navarro