Acadêmicas da UEPG participam de Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Compartilhe

Extensionistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participam do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). O evento virtual começou na segunda (08) e encerra hoje (11).

As acadêmicas participantes estão vinculadas ao Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia), o Núcleo de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), o Núcleo Maria da Penha (Numape) e a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol).

Para a professora Cleide Lavoratti, orientadora dos trabalhos vinculados ao Nepia, NEDDJI e Numape, a participação da UEPG no evento é de fundamental importância. “Esse é um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre os projetos e programas de extensão, que fortalece também a capacitação dos alunos, professores, técnicos e representantes da comunidade envolvidos com a extensão”, reflete.

“A extensão consegue dar voz para as comunidades e sujeitos envolvidos com essa atividade, através da sistematização das práticas extensionistas e da produção de conhecimento coerente com as demandas da sociedade e com as necessidades de formação profissional cidadã, os quais são socializados nesse importante evento”, ressalta Lavoratti.

Promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país, o congresso é considerado o maior encontro de extensão universitária do Brasil. Com o tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”, o evento conta com palestras, apresentações de trabalho, mesas redondas, exposição de produtos de extensão e atrações culturais.

Conheça os trabalhos

As acadêmicas Alessandra Andri Pagliari (do Numape) e Tayná Schnepper (do NEDDIJ) defenderam o trabalho “Os impactos da violência doméstica e família na vida das mulheres, adolescentes e crianças vítimas: uma análise dos projetos de extensão Núcleo de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) e Núcleo Maria da Penha (Numape)”. O artigo “Mapeamento da rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência no contexto da pandemia Covid-19”, das estudantes Raiane Chagas da Silva (do NEDDIJ) e Luiza Stelle Linhares da Rocha (do Nepia) também foi apresentado na manhã de hoje (11).

A acadêmica Anna Isabela Ringvelski, vinculada ao Nepia, apresentou o artigo “A Luta extensionista em Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente”. Do IESol/UEPG, também participam as extensionistas Emily Mendes de O. Sartori e Gabrielle Rocha dos Santos e a servidora Manuela Salau Brasil, com o trabalho “Economia Solidária e a comercialização digital em tempos de pandemia”.

Texto e foto: divulgação | Adaptação: William Clarindo

Compartilhe

 

Skip to content