Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) começa em novembro

Inicia em 9 de novembro o XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (Copene), evento realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), responsável pela organização das ações. As atividades remotas acontecem entre os dias 09 e 12 de novembro de 2020. O Congresso prevê atividades híbridas, com encontros presenciais, na semana da África, de 23 a 26 de maio de 2021, em Curitiba, na UFPR.

A abertura do evento será às 19h e, às 19h45, a escritora Conceição Evaristo participa da Conferência “Negras Escrevivências”, pelo canal da ABPN no Youtube. Ficcionista e ensaísta, Conceição Evaristo é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros, do grupo Quilombhoje. Com 7 livros publicados, 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe. Autora premiada, Conceição é vencedora do Prêmio Jabuti, com o livro Olhos D’água (2015).

Segundo a Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UEPG Ione da Silva Jovino, o Congresso é um evento importante que envolve diversas áreas do conhecimento. “Desde 2002, o Congresso reúne centenas de estudantes, professores, profissionais da educação básica e de diversas áreas sobre temáticas relativas às relações étnico-raciais”, explica. “Como pesquisadora de um núcleo que trata dessas temáticas, eu fico muito orgulhosa ao ver a UEPG envolvida e o modo caloroso como a reitoria recebeu a ideia e tem se empenhado para que o evento seja grandioso, como sempre foram todos os outros”, afirma Ione.

Acompanhe a programação pelo site: https://copene2020.abpn.org.br/

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: Felipe Rau