Comunidade universitária fala sobre saudades da UEPG

Em comemoração ao Dia Nacional dos Profissionais de Educação, celebrado nesta quinta-feira (06), professores, servidores e alunos gravaram um vídeo sobre esse período de pandemia e isolamento social. Eles falaram sobre a saudade que estão sentindo da UEPG e do convívio com colegas e amigos da instituição. A aluna Luttiane Fatima da Silva, que está no quarto ano de Serviço Social, conta que não esperava concluir o curso de forma remota e longe da universidade. “A minha rotina de dia a dia era lá dentro e estou sofrendo muito com essa distância”.

Para o acadêmico Marcio Soares de Agustinho, falar sobre saudade da UEPG é falar da saudade que existe dos amigos e amigas, professores(as) e funcionárias que acompanham o dia a dia dos estudantes. “Tudo isso faz muita falta”, diz. A docente Zilda Mara Consalter afirma que a UEPG é segunda casa dela. “Eu não escondo de ninguém o quanto eu gosto de estar em sala de aula, o quanto eu gosto do contato com os alunos, colegas, de frequentar a biblioteca, de tomar um café na cantina. Coisas simples que nessa quarentena fazem tanta falta”.

Segundo a servidora Márcia Sarai Munhoz, o aspecto negativo do isolamento social é a falta que fazem os colegas e a interação diária do cotidiano. “Espero que tudo volte à normalidade o mais breve possível e que possamos matar as saudades de todos os nossos amigos”. O servidor Josia Ribeiro do Nascimento diz estar ansioso para o retorno das atividades e com saudade da instituição, dos amigos e dos colegas de trabalho.

A professora Elisangela dos Santos Meza relembra a movimentação do Campus de Uvaranas, a Central de salas cheia de pessoas e o convívio com os colegas de trabalho. Para ela, o que mais faz falta é a dinâmica da sala de aula, de poder olhar nos olhos e estar perto dos alunos.

“Nesse período distante, lembramos que a universidade é muito mais que o espaço físico, que a sala de aula e os conteúdos. Ela é formada por trajetórias, por histórias de cada pessoa que está inserida nesse espaço”, afirma a aluna Raissa Jamile Sequinel.  E apesar de todas as dificuldades e desafios impostos pelo isolamento social, é importante manter o pensamento positivo, como reforça a professora Augusta Pelinski Raiher. “Nós estamos passando por um período difícil, mas tudo isso vai passar e eu tenho certeza que sairemos mais fortes ao final da pandemia”.

Texto: Vanessa Hrenechen