UEPG anuncia datas do 21º Vestibular dos Povos Indígenas

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre as inscrições para o 21º Vestibular dos Povos Indígenas de 01 a 30 de abril. O processo seletivo é organizado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com outras seis Universidades Estaduais, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). As provas estão agendadas para 12 e 13 de junho, com inscrições on-line e gratuitas. 

A diretora de ações afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UEPG, Cristiane Gonçalves de Souza, explica que a Universidade e a Cuia Estadual estão envolvidas desde o planejamento e execução do vestibular. “Temos muitas fases envolvidas no processo, dentre elas reuniões regulares para pensar no edital, as questões da prova, inscrições e homologação, para auxiliar no processo de inscrição dos candidatos indígenas, que moram em suas Terras Indígenas, que por vezes tem ausência de sinal de internet”. 

Conforme edital, o candidato deve ter concluído o ensino médio, não possuir curso superior, autodeclara-se e ser reconhecido indígena, por meio de documento comprobatório assinado pelo cacique da comunidade ou por um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), caso o candidato opte pela inscrição na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Após a classificação, os aprovados no Vestibular Indígena podem escolher o curso que desejam ingressar. Neste ano, a UEPG será responsável por coordenar as ações do vestibular no polo de Manoel Ribas, junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A equipe da Prae estará em 18 de abril nas comunidades indígenas de Queimadas e Mococa, para realizar as inscrições dos candidatos interessados no Vestibular. “Anterior à nossa ida, já iniciamos o processo de divulgação do Vestibular por meio de nossas redes sociais e nossos estudantes indígenas também estão nos auxiliando no processo”, relata Cristiane. 

As provas serão aplicadas nos polos de Manoel Ribas, Mangueirinha, Londrina, Curitiba e Nova Laranjeiras. Os temas versam sobre temas da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Língua Indígena, Geografia, História, Matemática, Química, Física e Biologia. Confira o edital, neste link. 

Texto: Daniela Borcezi  | Foto: Julio César Prado


Compartilhe

 

Skip to content