Comex-UEPG promove diálogo entre estudantes e profissionais

Compartilhe

O Departamento de Administração e Comércio Exterior da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou palestra inaugural das atividades do curso de Administração Comércio Exterior, com a participação de profissionais convidadas. O encontro aconteceu na última quinta-feira (07), no Grande Auditório do Campus Central. Alunos dos quatro anos da graduação se reuniram para escutar e dialogar com as profissionais Miriane Grubert Wilt e Maria Elaine Valério sobre experiências e oportunidades no mercado de trabalho.

As convidadas explicaram o funcionamento dos processos de importação e exportação, apresentaram as empresas onde trabalham e trouxeram as principais atribuições dos profissionais de Comércio Exterior dentro das organizações. “O objetivo da atividade é motivar os alunos a se dedicarem ao curso e à profissão. Sempre trazemos profissionais gabaritados, muitos egressos da UEPG, para mostrar que nossos alunos podem se inserir no meio profissional”, explica a professora Adriana Fabrini, coordenadora da atividade. Ela destaca como feliz coincidência que o evento reuniu duas profissionais mulheres, na véspera do Dia Internacional da Mulher.

Para Miriane Grubert Wilt, o evento foi não apenas uma oportunidade de dialogar com a futura geração de profissionais, mas um reencontro. Formada em Comércio Exterior pela UEPG em 2005, Wilt trabalha como Analista de Preços em uma multinacional de peças automotivas. “O sentimento é uma mistura de ansiedade, nostalgia e alegria de compartilhar uma trajetória profissional muito bonita. Sinto a responsabilidade em fazer os alunos acreditarem que tudo o que vêem hoje é importante para o desenvolvimento da nossa profissão”, destaca.

Wellington Fernandes Freire, de 18 anos, é calouro em Comex e afirma estar realizado na escolha da graduação. “Eu já tenho formação técnica em Administração no Ensino Médio e sempre quis seguir por este caminho. Escolhi o curso por enxergar muitas oportunidades e vejo que vai abrir grandes portas para mim, como em concursos públicos”. Para o calouro, momentos como o encontro com profissionais são necessários para os alunos vivenciarem o que experienciarão no mercado profissional.

Texto e fotos: Gabriel Miguel

 


Compartilhe

 

Skip to content