Editora UEPG lança coletânea de estudos de gênero

Compartilhe

A Editora UEPG lançou o livro “Fronteiras de Gênero: corpos, feminismos e histórias das mulheres”, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A coletânea resulta de estudos desenvolvidos da Cátedra Unesco “Gênero, Diversidade Cultural e Fronteiras”, composta por pesquisadores(as) de diferentes disciplinas: história, geografia, sociologia, letras, educação, filosofia, psicologia, direito e antropologia.
Com organização dos professores Losandro Antonio Tedeschi e Karina Bidaseca, da UFGD, e participação dos professores do departamento de História da UEPG Alessandra Izabel de Carvalho e Robson Laverdi, a obra reúne 16 artigos com temáticas voltadas para os estudos de gênero, desenvolvidas na Cátedra Gênero, Diversidade Cultural e Fronteiras da UNESCO. Para o professor Robson, participar desse coletivo, que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, é uma honra. “A minha atuação tem sido mentoria de ideias, troca de saberes, debates teóricos e metodológicos a partir da minha experiência internacional com a história oral. Nossa função é também divulgar a centralidade desses temas, promover debates internos na UEPG e ativar reflexões”, conta.
Os textos da coletânea contemplam as lutas e narrativas de diferentes vertentes do estudo da história das mulheres, como o afro-feminismo, o feminismo e o Islã, o feminismo comunitário, os feminismos transnacionais, fronteiriços e outros coletivos de ativistas. “Compreender esses espaços em seu potencial libertário não apenas permite a autonomia, mas reafirma práticas que sempre foram, na história das mulheres, o reflexo de uma arte revolucionária, inventiva e, dentro das suas possibilidades, um importante marco de resistência”, destaca o texto de apresentação do livro.

O capítulo escrito pelos professores da UEPG fala sobre a história oral de mulheres no trabalho de reciclagem na Associação ARPA, de Porto Amazonas. “Queremos levar ao maior público possível as ricas histórias de resistência e transformação social a partir da organização coletiva movidas pela nossa tão importante Iesol-UEPG”, comemora.

A obra está disponível para compra no site da Editora UEPG.
Texto: Aline Jasper

Compartilhe

 

Skip to content