Professores da UEPG aprovam no CNPq projeto sobre processos dinâmicos no solo

Compartilhe

Os professores do Departamento de Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tiveram sua proposta aceita na Chamada Pública do CNPq, no edital universal (Faixa B – Grupos Consolidados). Os pesquisadores conseguiram aprovação para  aquisição de computadores de alto desempenho, os quais serão utilizados na análise de processos que ocorrem em meios porosos como o solo. O projeto acontece por meio do Grupo de Pesquisa em Física Aplicada a Solos e Ciências Ambientais (Fasca-UEPG), com os professores Fábio Augusto Meira Cássaro, Luiz Fernando Pires, Sérgio da Costa Saab e André Maurício Brinatti.

A pesquisa será coordenada pelo professor da UEPG, Luiz Fernando Pires, e conta com a participação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, que estão desenvolvendo trabalhos que envolvem simulação computacional e processamento de imagens. O projeto solicitou a aquisição de computadores de alto desempenho para a análise de propriedades morfológicas e geométricas tridimensionais do solo, na escala de micrômetros até nanômetros. “Os computadores serão empregados em seis projetos, envolvendo o estudo do efeito de ciclos de umedecimento, secamento e manejos na estrutura do solo”, explica Luiz. Os computadores ajudarão na definição de volumes elementares representativos, obtenção de propriedades hidráulicas do solo por imagens, análise multifractal e de lacunaridade dos poros do solo.

Poucos trabalhos no Brasil envolvem análise tridimensional da estrutura do solo na escala micrométrica, segundo o professor. “As pesquisas propostas no projeto têm por objetivo fornecer um melhor entendimento da arquitetura dos poros do solo e como esses influenciam nos processos de infiltração e retenção de água”. Entender como os poros atuam na retenção, infiltração e redistribuição de solutos é fundamental para um uso mais sustentável do solo e de recursos hídricos, como informa o coordenador da pesquisa. O projeto foi enviado ao CNPq em parceria com a professora da Universidade Federal de Goiás, Vladia Correchel; com o professor Felipe Correa dos Santos, da PUC de Goiás; e com o professor Jocenei Teodoro de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná.  

Fasca

O Grupo Fasca realiza pesquisas sobre análise de sistemas porosos por meio da análise de imagens e simulação computacional. Os projetos são desenvolvidos com parceiros nacionais e internacionais. “A aprovação dessa proposta será importante para a consolidação das atividades do grupo na área de processamento de imagens de microtomografia, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa de maior impacto e importância para a região e o país”, finaliza Luiz. 

Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content