Curso de Letras promove Ciclo Virtual de Atividades Complementares

O Colegiado dos Cursos de Letras, com a participação dos professores do Departamento de Estudos da Linguagem, promove o Ciclo Virtual de Atividades Complementares. O objetivo do encontro é oferecer oportunidades para os acadêmicos se manterem próximos da UEPG e dos cursos que escolheram.

As atividades são coordenadas pelas professoras responsáveis pelo Colegiado dos Cursos de Letras, Paola Scheifer e Rosana Apolonia Harmuch. De acordo com Paola, o encontro é totalmente online, sem a necessidade de inscrição para participar. “Os professores e convidados partilham seus conhecimentos e a participação é computada por atividade. Essa é a tônica: partilha e interação. Por isso as atividades são ao vivo e não gravadas. Nos chats os alunos estão compartilhando mensagens que nos emocionam, por se sentirem novamente conectados à UEPG”.

Ela explica que a programação do Ciclo Virtual de Atividades é organizada semanalmente. “O primeiro ciclo de atividades aconteceu de 21 a 24 de abril. Tivemos a adesão de um público expressivo formado por alunos, egressos e professores do ensino básico. Agora, estamos desenvolvendo a programação da terceira semana”, diz Paola.

Segundo Rosana, os acadêmicos podem reencontrar os professores, conversar com eles e estudar durante este período de pandemia. “Como a Universidade é de todos, a comunidade tem sido informada das atividades também. Estamos tendo a participação de muitos professores da rede estadual, por exemplo”. Para ela, a situação da pandemia tem exigido adaptações de todos na sociedade. A professora lembra que a primeira aula online foi com o docente Ubirajara Araújo Moreira, mais conhecido como Bira, que se aposentou recentemente. “Ele trabalhou conosco nos Cursos de Letras por muitos anos. Foi um reencontro muito emocionante com os alunos. E produtivo, claro”.

Durante a organização do Ciclo Virtual, o colegiado enviou um convite para todos os docentes por e-mail. “Recebi uma mensagem muito bonita, que chamava a atenção para a gravidade do afastamento afetivo. Todos estamos sentindo isso na prática. Somos um povo afetuoso. Manter afastamento físico é doloroso para muita gente. Acredito que o principal ponto positivo da atividade seja: amenizar esse sentimento, por meio do contato que é possível no momento, o virtual”, afirma a professora Letícia Fraga.

A docente conta que o tema escolhido para a palestra foi sugerido pelo Colegiado. “Eu sou uma das representantes da área no comitê do Pibic, há alguns anos, e o edital de inscrição está em andamento. Então, organizei uma fala sobre o que é a iniciação científica e como o aluno pode participar. Será muito bom rever nossos alunos e as expectativas para a atividade são as melhores. Assisti à Live da professora Ione, semana passada, e a interação foi muito legal”.

Letícia diz que convidou a filha mais velha, que também é professora e já realizou iniciação científica, para participar do vídeo, com a intenção de deixar a atividade mais dinâmica. “Se as condições tecnológicas permitirem, o meu filho que está em Pontal do Sul também irá participar. Como a minha filha, ele fez três anos de iniciação científica”, explica.

Acompanhe a programação da semana

Texto: Vanessa Hrenechen     Foto: Vanessa Hrenechen (na foto a Professora colaboradora Renata de Oliveira Carreon)