Ciclo Descomemorar Golpes inicia atividades nesta segunda-feira (27) na UEPG

Compartilhe

A partir desta segunda-feira (27) o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia a quarta edição do Ciclo Descomemorar Golpes. O evento vai até 31 de março e aborda os desafios das relações democráticas, o estado democrático, educação e os direitos humanos, a partir de marcas de regimes totalitários do Brasil. O Encontro também comemora os 200 anos de Ponta Grossa.

A programação inicia com a exposição fotográfica ‘Cidade em curso: arquivos da reportagem (Ponta Grossa, 1980-2000), às 17h, no hall do Bloco B, Campus Central. No dia seguinte (28), haverá o painel ‘Intentona golpista da extrema-direita de 8/01 contra democracia brasileira’, com os palestrantes Lorena Zomer, Pedro Miranda e Volney Campos. A atividade inicia às 19h, no Mini Auditório de Humanas.

Às 14h de 29 de março, acontece uma entrevista coletiva com Ilton Martins, sobre ‘Escravidão e presença negra nos Campos Gerais’, no Laboratório de Telejornal da UEPG. As entrevistas coletivas seguem em 30 de março, às 14h, no Laboratório de Telejornal, com Claudete Dalabona, Jeverson Tramontin e Leandro Dias, sob o tema ‘Morar em PG nos 200 anos’; e no Laboratório de Telejornal, com Marco Aurélio Pereira, sob o tema ‘A invenção de pratos típicos nos Campos Gerais’, às 16h30.

As atividades do dia 30 acontecem às 17h, no Laboratório de Telejornal, com mostra de documentários, sob coordenação do Projeto Cultura Plural. Às 19h, no Miniauditório de Humanas (sala B-108), haverá bate-papo com o professor Evanir Pavloski, sob o tema ‘Revisitando a distopia golpista em Não verás país nenhum’, de Ignácio de Loyola Brandão.

Os jornalistas Osni Gomes (A NotíciaJornal do Estado) e Neomil Macedo (A NotíciaJMDM e DC) participam do painel ‘História da Mídia Regional’, em 31 de março, às 9h, no Campus Central da UEPG. O encerramento, à noite, acontece às 19h, no hall do Bloco B, com lançamento da Olaria Cartonera e do livro ‘Uma casa em PG’, de Antonio Paulo Benatte.

O evento é uma iniciativa conjunta de Programas de Pós-Graduação da UEPG (Educação, Jornalismo, Linguagem e História Profissional), Sindicato dos Docentes da UEPG, projetos de extensão Cultura Plural, Lente Quente e Combate à Desinformação nos Campos Gerais PR, Departamento de Jornalismo, Programa Agência de Jornalismo, Editora Olaria Cartolera e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Saori Honorato/Lente Quente


Compartilhe

 

Skip to content