Prograd capacita professores para atendimento a alunos com TDAH

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A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com ações de capacitação a docentes para atendimento a estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Professores agora podem contar com auxílio de uma pedagoga para temas de inclusão a alunos com deficiência. Na última sexta-feira (26), aconteceu a palestra ‘TDAH: implicações na aprendizagem e no desempenho acadêmico’, no Campus Centro.

A palestra foi proferida pela professora Nelba Pisacco, que tratou dos aspectos no aprendizado a pessoas com TDAH. “Atualmente a Prograd realiza um trabalho de assessoria pedagógica aos docentes da UEPG, visando contribuir no processo de formação e atualização pedagógica em temas ligados a inclusão de pessoas com deficiência”, reforça o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior. “Em relação ao TDAH, muitas vezes o professor precisa de sugestões de atividades e de avaliações que atendam às características de aprendizagem destes alunos”.

Os professores e coordenadores de curso podem agendar horários para atendimento ou mesmo atividades de formação para o coletivo de docentes do curso. Para receber orientações da pedagoga, professores e coordenadores de curso podem agendar horários de atendimento particular pelo ramal 3220-3708 ou e-mail daniellecmartins@uepg.br. Na próximas semanas, a Prograd irá estabelecer um cronograma de atendimento no Campus Centro, no início de cada mês. Em breve, serão divulgadas data, horário e local.

A palestra foi proferida pela professora Nelba Pisacco, que tratou dos aspectos no aprendizado a pessoas com TDAH. A diretora administrativa da Prograd e coordenadora do Programa Docência no Ensino Superior, Graciete Tozetto Góes, ressalta a importância de aperfeiçoamento constante na área de atuação. “São muitos os temas que envolvem a docência, no contexto atual e também pelo ingresso de público da inclusão é necessário que o professor compreenda as características desse público”. O público TDAH é significativo, “e ao reconhecer as características é possível adequar a prática docente às necessidades educativas, pelo ingresso de público da educação especial ou estudantes com deficiência”, completa.

Texto e fotos: Jéssica Natal


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