Projeto ajuda calouros a se adaptarem à rotina na UEPG

Compartilhe

O Colegiado de Pedagogia e o Laboratório Multidisciplinar de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão com inscrições abertas para a segunda edição do projeto extensionista “Inserção de Calouros no Contexto Universitário: Perspectivas, Possibilidades e Ações”. O curso acontece quinzenalmente todo sábado até 24 de junho.

Os encontros se dão virtualmente, via Google Meet, para que os calouros compartilhem suas dúvidas e façam questionamentos. O curso é voltado para acadêmicos de todos os cursos que acabaram de entrar na graduação, abordando temas como plágio e ética na graduação, saúde mental na Universidade, organização e procrastinação, internacionalização e mobilidade discente, entre outros. A idealização do curso foi do acadêmico do 4º ano, Mateus Orloski de Andrade, com o apoio da professora Giselle Cristina Smaniotto.

Mateus conta que entrou na pedagogia em 2020, após concluir o ensino médio. Logo nos primeiros meses, ele notou que alguns colegas tinham mais dificuldades para se adaptar, conhecer a Universidade e saber das possibilidades oferecidas pela instituição. “Naquele período, eu não havia idealizado nada, mas tinha interesse em fazer algo para tentar amenizar isso”, relata. Já no ano seguinte, Matheus, junto as professoras Márcia Barbosa da Silva e Andrea Macedônio, ambas da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizou um encontro virtual para mostrar aos calouros alguns sites da UEPG. “No final de 2021, eu amadureci a ideia e apresentei ao Colegiado. A ideia foi aprovada, a professora Giselle se disponibilizou para a coordenação do projeto e, durante o ano letivo de 2022, tivemos a primeira edição do curso”, enfatiza Mateus. 

Quem participar também receberá certificado de horas extracurriculares. Para participar, acesse o link e se inscreva.

Texto: Amanda Santos | Foto: Aline Jasper

Compartilhe

 

Skip to content