Direito UEPG promove aula inaugural do Programa de Mestrado nesta quarta-feira (18)

Compartilhe

Nesta quarta-feira (18), o curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estreia mais um ciclo da sua história. A partir das 19h, o Programa de Mestrado Profissional em Direito dará início a sua aula inaugural, com cerimônia transmitida ao vivo pelo Youtube da UEPG. O curso, que tem mais de seis décadas de existência, agora conta com um programa stricto sensu e já selecionou os 20 alunos para formação da primeira turma.

A aula inaugural será ministrada por Ricardo Marcelo Fonseca, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente Reitor da mesma Universidade. Ricardo falará sobre “O direito entre teoria e prática: desafios para a reflexão jurídica no século 21”, assunto especialmente voltado para a área de concentração “Teorias e Práticas Jurídicas, em perspectiva translacional”.

O coordenador do Programa, Eliezer Gomes da Silva, destaca o esforço dos professores em estruturar o curso para aprovação pela Capes. “Em um período de pandemia, conseguimos implantar o curso no prazo exigido pela Capes”, comemora. O curso enviou a proposta do Programa para a Capes em 2019 e, em julho de 2020 houve a aprovação. “A aula inaugural representa a consolidação de um curso que já atua fortemente na graduação, lançando egressos com alta taxa aprovação em concursos e atuação em diversas área do Direito”, frisa o coordenador.

Para Eliezer, o Programa já nasce forte pelo número de docentes envolvidos. “Poucos cursos iniciam com um número tão alto de docentes qualificados”, explica. . O Mestrado possui 20 doutores, todos docentes permanentes. “O Mestrado Profissional em Direito supre uma demanda antiga da região, pois muitos profissionais formados em Ponta Grossa tinham que ir para outras cidades fazer um mestrado”. Eliezer já vislumbra novos desafios. “Com a consolidação do Programa, a tendência é que o Mestrado amplie e, com certeza, poderemos pensar em implantar, no tempo devido, um programa de Doutorado na instituição”, completa.

Expectativa 

O Programa concluiu, em 21 de julho, o processo seletivo para ingresso de discentes, tendo 100 inscrições deferidas. Dentre os 20 alunos aprovados, Maria Carolina Dal Prá Campos não esconde a ansiedade para o início das aulas. Formada em Direito desde 2002, ela atua como analista judiciária no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba. A escolha para o Mestrado em Ponta Grossa se deu pela proximidade e por se identificar com as linhas de pesquisa. “O fato de ser um mestrado profissional também me atraiu, pois a pesquisa que me proponho a fazer está intimamente relacionada com o meu dia a dia”, explica.

Estudar Mestrado é um sonho antigo de Maria. “Estou conseguindo realizar agora na UEPG, então estou muito animada. Estou ansiosa por fazer parte dessa primeira turma de mestrado em Direito na UEPG e darei o meu melhor para contribuir para o sucesso desse projeto”, finaliza. Irio José Tabela Krunn é professor da UEPG há 29 anos e também atua como advogado criminal. Pelo fato do mestrado ser profissional, ele não teve dúvidas em se inscrever. “A expectativa é das melhores, creio que será um Mestrado de qualidade, pelo excelente nível dos professores”, conta.

Professores

O professor Kleber Cazzaro ressalta a importância de receber o professor Ricardo para aula inaugural.  “Reflete também na qualidade dos nossos professores, pois esse mestrado já saiu dos horizontes de Ponta Grossa”. O Programa de Mestrado trabalha em perspectiva translacional, unindo teoria e prática, método inovador em Mestrados em Direito no Brasil. “Alegria maior é impossível, é um marco histórico e um divisor de águas para um curso sexagenário como o nosso”, enfatiza.

“A conquista reflete o anseio de anos de toda comunidade”, destaca o professor Vanderlei Schneider de Lima. Para ele, a consolidação do curso implica na formação de qualidade dos alunos, além da contribuição significativa para o desenvolvimento do pensamento jurídico. “O Setor de Ciências Jurídicas e o Curso de Direito da UEPG festejam o momento histórico do início das atividades do Mestrado em Direito”, ressalta.

O primeiro semestre acontecerá de 23 de agosto de 2021 a 26 de fevereiro de 2022. Durante este período, serão ofertadas as disciplinas de Teorias da Justiça, com Oswaldo Giacoia Júnior; Estado de Direito e Políticas Pública, com  Alexandre Almeida Rocha; e Metodologia da Pesquisa Translacional no Direito, com as Cleide Lavoratti e Zilda Mara Consalter.

A aula inaugural inicia às 19h desta quarta-feira. Interessados podem acompanhar ao vivo pelo link.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Rodrigo Fonseca/CMC


Compartilhe

 

Skip to content