Callcenter UEPG para Covid 19 inicia atendimentos em psicologia

O Call Center da Universidade Estadual de Ponta Grossa dedicado a dúvidas sobre o Coronavírus realizará atendimentos psicológicos a partir desta terça (07). O serviço é resultado da união do Programa UEPG Abraça, curso de psicologia da Faculdade Santana e Fundação Municipal de Saúde. O atendimento será realizado pelo 0800 200 4300, das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana.

O coordenador do Call Center, Ricardo Zanetti, afirma que é possível atender simultaneamente a três pessoas. “A ligação cai no atendimento geral e, caso o atendente perceba que a pessoa precisa de atenção psicológica, ela é encaminhada para a equipe especializada”, diz. Zanetti aponta que “a inclusão do acolhimento psicológico surgiu a partir das queixas que chegaram ao Call Center na semana passada. Agora o Programa UEPG Abraça está abraçando toda a cidade”, enfatiza.

Carlos Coradassi, professor da UEPG e coordenador do Núcleo de Educação Permanente da Fundação Municipal de Saúde, explica que 85 residentes foram escalados para revezamento no Call Center. “Todos eles passaram por treinamento sobre a Covi19 e relações para interpessoais para que pudessem realizar este teleatendimento”.

Para o supervisor técnico dos psicólogos e estudantes, Maurício Wisniewski, o atendimento é essencial. “Além do medo de nos contaminarmos, há um desgaste emocional que vem com força total. O isolamento social causa comprometimento emocional e as relações dentro de casa ficam desgastadas”, destaca.

O Programa UEPG Abraça ficou responsável pelo gerenciamento dos atendimentos em saúde mental no Call Center da UEPG, por meio do treinamento das pessoas que vão trabalhar na linha de frente, além da elaboração dos instrumentos de acolhimento, atendimento e acompanhamento.

A professora Lara Floriano, coordenadora do UEPG Abraça, ressalta que, por conta da pandemia e da necessidade de isolamento social, aumentam as demandas de saúde mental, com sentimentos de angústia, ansiedade, medo do desconhecido, falta de informação. “O atendimento e a orientação são uma das formas como a universidade pode contribuir com a sociedade, nesse momento”, complementa.

Como funciona o UEPG Abraça

O UEPG Abraça é um programa institucional voltado para o acolhimento e acompanhamento psicossocial da comunidade da UEPG (acadêmicos, professores e servidores) e funciona desde novembro de 2018, no espaço próprio do programa no Campus Uvaranas (anexo à Farmácia Escola) e no ambulatório de saúde do Campus Central. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e psiquiatria (este último, em caso de encaminhamento para uso de medicação).

Além dos atendimentos individuais, também são realizados grupos terapêuticos, destinados a diversos públicos. Há grupos para controle da ansiedade e depressão; voltados aos pós-graduandos; atividades de bem-estar e relaxamento; rodas de conversa com os servidores do Hospital Universitário; grupos para LGBTS; atendimento voltado para profissionais da enfermagem; para residentes multiprofissionais da área da saúde; e atividades para servidores em seus campos de serviço.

Texto e foto: Luciane Navarro