UEPG inicia atendimentos gratuitos de imposto de renda para população

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e Projeto Imposto de Renda (Projir), oferta gratuitamente para a população serviços de orientação, atendimento e preenchimento da Declaração de Imposto de Renda. Os serviços iniciam em 04 de abril e seguem até 25 de maio, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 15h às 18h, na sala D-109 do Campus Central.

Os atendimentos são voltados a contribuintes de baixa renda, que de outro modo não teriam acesso as orientações fiscais básicas, como destaca o professor coordenador do projeto, Jessé Alencar. “Nosso público-alvo geralmente tem dificuldades para interagir com os escritórios de contabilidade ou com os Centros de Atendimento da Receita Federal do Brasil e são excluídos digitalmente”, relata.

A população será atendida por acadêmicos extensionistas, orientados por um professores do Curso de Ciências Contábeis. “A atividade traz benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto. A relação ganha-ganha envolve a Receita Federal, a sociedade, a instituição de ensino e o aluno”, destaca Jessé.

Para receber atendimentos, interessados devem apresentar comprovantes de rendimentos de todas as fontes; comprovantes de empréstimos e financiamentos; comprovação de vendas ou compras de bens, de pagamentos de despesas médicas, de previdência privada, de educação e outras dedutíveis, além de todo tipo de comprovação de variações de patrimônio.

O NAF-Projir existe desde 2021, mas os atendimentos do imposto de renda já estão na 15ª edição. “Aqui, os cidadãos, que não têm acesso a um escritório de contabilidade, ganham atendimento gratuito e os estudantes chegam melhor capacitados para o mercado de trabalho”. As instituições também ganham com a iniciativa, de acordo com o professor. “A UEPG pode formar melhores profissionais e aumenta o envolvimento social com a comunidade e a Receita Federal dissemina o conhecimento fiscal,  contribuindo para a diretriz internacional de melhoria contínua de programas de assistência tributária”, completa.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Marcos Serra (G1)


Compartilhe

 

Skip to content