Na última sexta-feira (22), a Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entregou os primeiros exemplares da publicação ‘Árvores e Aves do Campus Uvaranas’, no gabinete da Reitoria. Estiveram presentes a pró-reitora de extensão e assuntos culturais, Beatriz Nadal, juntamente com os autores do livro.
Para o reitor Miguel Sanches Neto, o livro será um cartão de visitas da UEPG e a publicação “está em consonância com a missão da instituição e o conceito de Campus Parque, que é o de oferecer espaços de lazer para a população nas dependências da universidade”.
Beatriz Nadal reforça a importância da publicação como registro da fauna e da flora do Campus Uvaranas e elogia o time de autores, celebrando o lançamento. “A gente olha e enxerga o passarinho, eles [os autores] sabem absolutamente tudo sobre o assunto!”, comenta.
A pró-reitora ainda fez questão de destacar o trabalho da professora Sulany dos Santos, diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG (ERI) e coordenadora do Centro de Escrita Acadêmica da UEPG (CEA), que foi a responsável pela tradução do exemplar para a língua inglesa. “Foi um projeto para conhecer gente nova, a beleza do trabalho dessas pessoas. E este livro significa isso também”, comenta Nadal.
Professor Esmerino é um dos responsáveis pelas fotos presentes no livro e conta que iniciou a observação das aves no campus em 2014. “Um dia caminhando pelo campus observei uma ave e fiz o registro. Aí fiquei interessado em saber que ave era aquela. Descobri que era um bem-te-vi-rajado. Gostei da experiência e comecei a fazer outras fotos”, recorda.
Esmerino descobriu na internet a prática de birdwatching (observação de
Aline Jasper, a fotógrafa responsável pelos registros das árvores, declara que trabalhar no campus Uvaranas é um privilégio, “por conta do ambiente natural e do contato com o ar livre”. Ela, que quando criança acompanhava o pai, professor de Agronomia, afirma ter ficado animada quando foi convidada para integrar a equipe do livro e produzir as imagens da flora do campus, uma vez que o espaço faz parte de sua história. “Foi um trabalho árduo, de anos de acompanhamento das árvores, para registrar as espécies em período mais fotogênico possível, tentando acompanhar as florações e frutos”, explica. “Espero que o resultado final seja agradável, esteticamente, e que possa bem representar nossa amada UEPG”.
O livro pode ser encontrado apenas nas duas unidades da Biblioteca da UEPG, nos campi Centro e Uvaranas. Autores: Aline Jasper, Andressa Marcondes, Bárbara de Carvalho Macedo, Beatriz Gomes Nadal, Luis Antonio Esmerino, Marta Regina Barotto do Carmo, Melissa Koch Fernandes de Souza, Rodrigo Fernando Moro, Rosemeri Segecin Moro, Silvia Méri Carvalho. Fotos de Aline Jasper, Luis Antonio Esmerino e Anderson Fidelix.
Texto e fotos: Domi Gonzalez.