Ciências Contábeis tem pesquisas aceitas em publicações nacionais

Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa  (UEPG)  tiveram artigos científicos publicados em revistas e seminários nacionais, na última semana. As pesquisas são derivadas de trabalhos de conclusão de curso e estão vinculadas ao projeto “Temáticas contemporâneas da Contabilidade a partir de enfoques sobre a ética, compliance e sustentabilidade nos negócios”.

O artigo “Relação dos Fatores Sociopolíticos com o Índice de Transparência da Administração Pública – ITP Covid dos Municípios Paranaenses”, das alunas Bruna Messias Broniski e Jaqueline Miranda Valenga, foi aprovado como capa da última edição da Revista da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Outra aprovação ocorreu no 1º Seminário Catarinense de Ciências Contábeis. O trabalho “Reação do Mercado Acionário Frente a Quebra de Expectativas Após a Divulgação de Resultados Trimestral do Banco Bradesco S.A.” é fruto do TCC de Flávio Gabriel Laroca da Silva. O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de maio. Os artigos foram orientados pelos professores Alison Martins Meurer e Rosaly Machado.

A aluna Bruna Broniski conta que a aprovação foi a realização de um sonho. “Eu gosto muito da vida acadêmica, já são alguns anos nessa caminhada. E essa aprovação, além de ser um reconhecimento por todo esforço e dedicação, é também uma motivação a mais para continuar estudando, buscando cada vez mais conhecimento e realizar outros sonhos acadêmicos”. Jaqueline também ressalta a conquista: “Ter o meu trabalho aprovado foi incrível, uma felicidade sem tamanho e também a sensação de missão cumprida e a comprovação de que todo esforço e dedicação têm seu resultado”.

“Extrema satisfação, não somente pela aprovação, mas também por poder entregar a sociedade uma pesquisa onde conseguimos demonstrar mais uma área, que é um dos pilares da era moderna, onde a contabilidade se mostra atuante, auxiliando os usuários na tomada de decisão”, comemora Flávio.

Para o professor Alison, as aprovações buscam divulgar para a academia e sociedade os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas no curso. “Como instituição pública, temos esta missão de devolver para a sociedade, em forma de conhecimento e profissionais formados com qualidade, os recursos que são investidos. Estes resultados são um dos indícios de que os discentes e docentes do curso estão no caminho certo”, enfatiza. A professora Rosaly explica a importância de compartilhar o conhecimento com a comunidade científica. “Somos motivados a publicar os trabalhos científicos, produzidos em nome da UEPG, com o objetivo de perenizar a contribuição da nossa instituição para a inovação da ciência. Isso serve de base para outros pesquisadores avançarem na pesquisa, além da grande relevância para o currículo dos professores e acadêmicos”.

O artigo “Fatores que influenciam a pegada ecológica em estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa”, dos alunos João Ricardo de Paula Higino e Tatiane Hilgenberg, orientado pela professora Franciele Machado de Souza, foi aprovado na VII Conferência Sul Americana de Contabilidade Ambiental. “Para os professores do Departamento, a aprovação enfatiza a importância do ensino da contabilidade que auxilia na identificação e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas globais, bem como para contribuir com o ensino da sustentabilidade”, explica a professora Franciele.

“Para nós acadêmicos é uma alegria e satisfação ter nosso trabalho aprovado em um Congresso de Contabilidade Ambiental. É recompensador ver o fruto da nossa dedicação e esforço transcender os muros da UEPG e ser divulgado para um público mais amplo”, comemoram os alunos João e Tatiane.

Texto: Jéssica Natal         Fotos: Arquivo Pessoal

Da esquerda para direita: João, Tatiane, Flávio, Bruna e Jaqueline