Professora da UEPG publica artigo em parceria com Universidades da China e Taiwan

A satisfação com o lazer de Ponta Grossa virou artigo feito pela professora Jasmine Moreira, do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Fruto de parceria entre Universidades de Taiwan, China e Estados Unidos, o trabalho, publicado em janeiro deste ano, debate sobre o que pessoas pensam sobre o que ter, o que merecem ou o que esperam sobre o lazer.

O texto foi publicado na Leisure Studies, uma das revistas mais conhecidas no mundo da área do lazer.  Intitulado ‘Satisfação com o lazer e satisfação com a vida na China Continental, Taiwan e Brasil: uma meta-análise’, o texto listou índices de satisfação de lazer na China, Taiwan e Brasil, fruto de pesquisa feita em 2021, por meio de questionários aplicados nos três países. Em Ponta Grossa, as perguntas foram feitas por alunos do curso de Turismo da UEPG, durante dois meses, em locais estratégicos da cidade.

A ideia do projeto surgiu quando Jasmine esteve na China, em 2018, para ministrar palestras, a convite de Erwei Dong, um dos professores que assina o artigo. “Toda a análise estatística foi feita por Garry Chick, professor emérito da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, e foi bem diferente trabalhar com professores da China e Taiwan”, conta Jasmine.

Segundo a professora, estudos apontam para relações entre a satisfação com o lazer e outros domínios da vida, incluindo qualidade, autoavaliação da saúde e satisfação com a vida. “Neste estudo, conduzimos uma meta-análise da relação entre a satisfação com o lazer e a satisfação com a vida, usando coeficientes de correlação entre os fatores”, explica.

Metodologia e análise

Além de Ponta Grossa, os dados foram coletados em Taipei, Hsinchu, Taichung e Kaohsiung, em Taiwan e Ürümqi (Han) Ürümqi (Uyghur), na China. Na primeira etapa, a equipe realizou entrevistas presenciais, em que as pessoas listavam atividades de lazer que mais realizavam.  No total, foram 40 questionários e 27 atividades de lazer selecionadas.

A técnica de fazer vários questionários considerou diferenças culturais dos países. “No nosso tempo livre, gostamos de fazer churrasco com os amigos e jogar futebol, por exemplo. Na China e Taiwan, algumas das opções mais citadas foram tomar chá, jogar xadrez, praticar Tai Chi Chuan e até treinar caligrafia”, conta.

A análise indicou que, embora a correlação média entre lazer e satisfação com a vida seja robusta, existe alguma heterogeneidade entre os locais pesquisados. “Mesmo que a correlação entre satisfação de vida com o lazer encontrada nos dados brasileiros seja quase idêntica à média entre os sites, pesquisas semelhantes em outras áreas do mundo são necessárias antes de outras conclusões firmes”, finaliza.

O artigo completo pode ser lido aqui.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Arquivo Pessoal