Arboriza Ponta Grossa doa mudas de árvores em drive-thru

A segunda edição do Projeto “Arboriza Ponta Grossa Drive-Thru” está prevista para acontecer no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na data, haverá a doação de mudas de espécies nativas produzidas pelo Viveiro Florestal UEPG/CAAR, adequadas à arborização urbana e adaptadas às condições bioclimáticas dos Campos Gerais. A ação acontecerá na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Campus Uvaranas, no ponto de ônibus do Restaurante Universitário, das 9h às 15h.

O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância das florestas urbanas na melhoria da qualidade de vida. O evento é uma ação conjunta entre os Departamentos de Fitotecnia e Biologia Geral da UEPG, Colégio Agrícola Augusto Ribas e Proplan-Diretoria de Gestão Ambiental. De acordo com o professor da UEPG Sandro Xavier de Campos, “o projeto é muito importante, pois com o plantio de árvores ajuda a diminuir os efeitos do aquecimento global, deixa nossa cidade mais verde e bonita e, nesse momento de pandemia, plantar e cuidar de uma árvore pode ser uma ótima terapia contra o estresse do isolamento”, afirma.

Segundo o docente, além da doação das mudas, o evento pretende levar à população a ciência por traz da arborização urbana. “Vamos auxiliar as pessoas na escolha das plantas adequadas para cada situação e ensinar a plantar e manejar as mudas, para que delas provenham os benefícios econômicos, sociais e ecológicos esperados”, conta. Em contrapartida, os organizadores do evento convidam as pessoas a doarem alimentos não perecíveis, os quais serão destinados aos catadores de Materiais Recicláveis.

Com um diferencial em relação à primeira edição, desta vez o evento será realizado em modelo Drive-Thru, reforçando as medidas de distanciamento social previstas em virtude da pandemia da Covid-19. Destaca-se que todas as medidas de segurança necessárias serão adotadas durante a ação, a fim de preservar a saúde dos acadêmicos e professores envolvidos, e da comunidade em geral.

Texto: divulgação (adaptado por Vanessa Hrenechen)     Foto: Vanessa Hrenechen