Estudantes do CAIC plantam mudas de árvores doadas pelo IAP

Na tarde desta segunda-feira (23), estudantes do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC), plantaram dez mudas de árvores nativas na sede da escola. As mudas foram doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que, além das árvores plantadas na escola, doou mais 90 mudas para que os estudantes levem para suas casas.

Acompanharam os alunos na atividade a professora de ciências Viviane Gois, o professor de geografia Sérgio Danilenko, a pedagoga Elizabeth Camargo, e as diretoras Audrey Pietrobelli e Ronilze de Fátima Tozetto. A pedagoga Neusa Cenci também esteve presente e ressalta a importância de envolver as crianças em atividades como essa e a meta de continuar com ações que visam a educação ambiental.

“O objetivo é desenvolver a consciência ambiental no cotidiano escolar das crianças. Agora daremos continuidade a ação a partir dos cuidados que as mudas necessitam, os alunos que plantaram vão continuar cuidando, colocando terra, molhando quando não chove, para ver o crescimento da planta. Isso também estará vinculado aos conteúdos trabalhados pelos professores dentro das salas de aula no que se refere ao solo, ao desenvolvimento das plantas, e aos cuidados com o meio ambiente em geral”, explica a pedagoga.

A atividade faz parte do Programa Paraná Mais Verde da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que distribuiu 413 mil mudas de espécies nativas às escolas estaduais de todos os municípios paranaenses. A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore, comemorado no sábado, 21 de setembro, e marca também o início da Primavera.

Texto e fotos: Saori Honorato