Alunos do curso de Farmácia da UEPG produzem vídeos com experimentos domésticos de Química Orgânica

Acadêmicos do primeiro ano do curso de Farmácia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desenvolveram ao longo da pandemia produções audiovisuais com experimentos caseiros, para a disciplina de Química Orgânica, como forma de substituir os exercícios propostos presencialmente nos laboratórios da UEPG.

A iniciativa surgiu da necessidade de reparar a ausência das atividades práticas do curso, como explica a professora Cássia Gonçalves Magalhães, uma das responsáveis pela disciplina. “O ano letivo de 2020 foi marcado por grandes desafios devido à pandemia. Dentre eles, o de se trabalhar uma disciplina experimental em formato remoto, de forma que os prejuízos ocasionados pela falta da vivência dos alunos num laboratório de Química fossem minimizados. Então, surgiu a ideia de que alguns experimentos pudessem ser realizados em casa, com utensílios domésticos para substituir as vidrarias utilizadas no laboratório” relata.

Para a estudante Giulia Amaral, a proposta trouxe bons resultados. “Os vídeos possibilitaram termos um pouco de experiência e aprofundamento do conteúdo teórico das aulas, pois conseguimos, de certa forma, através da confecção dos mesmos, visualizar e observar os resultados que faríamos nas práticas”, descreve.

“Gostei dessa dinâmica, porque foi ótima para memorizar os conceitos envolvidos no experimento, pois além de fazer o procedimento, eu tinha que explicar para todo mundo que mora junto comigo como é o experimento e por que ele acontece, sendo muito mais proveitoso que apenas assistir o experimento. Os vídeos marcaram o meu aprendizado durante o ensino”, expressa o aluno Mateus Gonçalves Prado.

Além da professora Cássia Gonçalves Magalhães, o formato foi idealizado pelos professores Douglas Henrique Fockink e Luciana de Boer Pinheiro de Souza, do Departamento de Química. Segundo os docentes, a proposta para a disciplina foi bem aceita pelos alunos e gerou bons conteúdos.

Adaptado por: Julio César Prado          Foto: Aline Jasper