Aluna de Jornalismo da UEPG inaugura mostra itinerante sobre feminicídio

Nessa segunda (28), estreia a mostra itinerante “Tarde Demais para Flores”, da estudante de Jornalismo na UEPG Saori Honorato, no Museu Campos Gerais, às 19h. A mostra tem apoio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do projeto de extensão Lente Quente.

Composta por fotografias e pela exibição de um  mini-documentário, a mostra tem o intuito de sensibilizar a população para o problema social do feminicídio. A exposição fotográfica retrata três famílias impactadas pelo feminicídio em Ponta Grossa. “O intuito é mostrar as transformações que o crime causou ao cotidiano familiar das vítimas”, explica a fotógrafa Saori Honorato. A mostra inclui exibição de um mini-documentário com depoimentos de duas mães que perderam as filhas vítimas de feminicídio em 2017, além de entrevista com uma filha que perdeu a mãe em 2018.

“Muitas vezes aquela mulher vítima de feminicídio era a provedora da família e tinha filhos, que passam a ser criados pelos avós. O crime deixa a família em uma situação de vulnerabilidade social e econômica”, explica a psicóloga Glaucia Niedermeyer Orth, do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). “A sociedade e as políticas públicas precisam enxergar a dor dessas pessoas para pensar que elas também precisam ser cuidadas”, completa.

O número de mulheres vítimas de feminicídio aumenta a cada ano no Brasil. Só em 2018, foram 1.206 mulheres mortas nesse tipo de crime, quando o assassinato está associado à condição de ser mulher. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os feminicídios correspondem a 29,6% dos homicídios dolosos de mulheres no Brasil. No Paraná, essa estatística sobe para 41,8%, conforme dados do ano passado.

Em Ponta Grossa, foram registrados 12 casos de feminicídio desde 2015, ano em que a lei entrou em vigor. Tais levantamentos atentam também para o fato de que, no geral, o crime é o desfecho de um longo ciclo de violência doméstica, com impactos que se estendem para muito além do momento do assassinato.

A mostra de foto e vídeo circula por três lugares diferentes durante a última semana de outubro. O evento de abertura da exposição acontece no Museu Campos Gerais na segunda-feira (28), às 19h. Na noite de terça-feira (29), a exposição vai para o Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, em evento destinado a estudantes e professores do ensino médio. Na quarta-feira (30), a produção será exibida no campus central da UEPG.

O trabalho foi contemplado pelo edital de apoio a ações de cinema, fotografia e vídeo do Fundo Municipal de Cultura, uma promoção do Conselho Municipal de Política Cultural e da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa.

Mostra itinerante Tarde Demais para Flores (fotografia e vídeo)
Data: 28 de outubro
Local: Museu Campos Gerais