Acontece amanhã o lançamento do livro “Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso”

Nesta terça-feira (28), acontece o lançamento do livro “Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso: Experiências e Reflexões”, organizado pelos docentes Clóris Regina Blanski Grden, Luciane Patrícia Cabral e Everson Augusto Krum. A live será transmitida pelo canal da Editora UEPG no Youtube, a partir das 19h.

A Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso foi implantada no Hospital Universitário Regional (HU-UEPG) em 2014 com o objetivo de capacitar profissionais da área da saúde para atuarem na atenção ao idoso, com foco no cuidado gerontológico. Atualmente, o hospital conta com 10 programas de residência médica, 3 programas de residência uniprofissional e 6 programas de residência multiprofissional, com um universo aproximado de 180 profissionais. “Nas áreas multiprofissionais temos residentes com formação em enfermagem, farmácia, odontologia, fisioterapia, serviço social, educação física e fonoaudiologia”, explica uma das organizadoras do livro e diretora do HU-UEPG, Luciane Cabral.

A ideia de elaborar o livro surgiu a partir da experiência da professora Clóris Grden e dos resultados das atividades teóricas e assistenciais desenvolvidas pela equipe. “O programa oferece 14 vagas nas diferentes áreas de saúde, com carga horária total de 5.760 horas em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. As atividades são desenvolvidas nas dependências do HU-UEPG e na Rede Pública de Saúde do município de Ponta Grossa, abrangendo a atenção primária, secundária e terciária ao idoso”, explica.

A obra traz sustentações teóricas e práticas com uma linguagem acessível e oferece subsídios para reflexões sobre a importância da integralidade no cuidado ao indivíduo em seu processo de envelhecimento. O vice-reitor da UEPG e um dos organizadores do livro, Everson Krum, ressalta que “o Hospital Universitário veio para mudar a história da saúde pública na região dos Campos Gerais e as residências multiprofissionais também, já que agregam o conhecimento obtido na graduação, com a formação de novos profissionais na área da saúde”.

O vice-reitor explica que as residências médicas já existiam na cidade de Ponta Grossa, mas que não havia residência em outras áreas. “Essa é uma nova maneira de ensino e especialização que começou com a Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. É um orgulho para nós do Hospital Universitário termos organizado a primeira residência multiprofissional na região dos Campos Gerais”, afirma.

Para o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto, a publicação de um livro significa muito na vida do autor, mas também gera um grande impacto na vida da sociedade. “A obra, além de falar sobre o Programa de Residência Multiprofissional que une a Universidade e o Hospital, traz experiências, reflexões e o conhecimento de vários profissionais nessa área tão importante que é a saúde do idoso”, aponta.

Texto e foto: Vanessa Hrenechen