UEPG promove acolhida para acadêmicos indígenas

Compartilhe

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) realizou uma recepção para os acadêmicos indígenas na tarde desta quinta-feira (10). Direcionada para estudantes de todos os anos da graduação, a recepção aconteceu no Espaço para Acadêmicos Indígenas. Além de orientações e uma roda de conversa, a recepção também contou com uma dança cerimonial apresentada pelo acadêmico Natã Livanh.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino, é importante que os calouros se sintam confortáveis para utilizar a estrutura disponibilizada pela Prae. “A nossa equipe está disponível para conversas, receber denúncias ou trocar os tutores. A UEPG está aberta para vocês”, ressalta.

“Desde o desenvolvimento da Prae, o trabalho iniciou com os estudantes indígenas e muita coisa mudou”, pensa a professora Letícia Fraga, membro da Comissão Universidade para o Índio (CUIA). “Essas novas políticas específicas contribuem para os resultados que estamos tendo em relação a permanência e conclusão de curso”, adiciona.

A acadêmica Fátima Lucas está nos últimos dias do curso de Enfermagem. “É muito difícil sair da comunidade e vir morar na cidade para estudar e é ainda mais difícil para a gente que passou a vida falando um outro idioma e agora precisa fazer tudo em português”, pontua. “Mas o acesso a educação é uma luta importante e vale o desafio”.

Estudante de Agronomia, Natã Livanh reforça a importância do evento no contexto do retorno às atividades presenciais. “Ter essa acolhida dá uma confiança a mais para nós estudantes. Encontros e eventos como esse dão uma fortalecida espiritual”, reflete.

Texto: William Clarindo
Fotos: Julio César Prado
Apuração: Julio César Prado e William Clarindo

Compartilhe

 

Skip to content