Curso de Ciências Contábeis realiza acolhida aos calouros

O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, nesta quinta-feira (20), dois momentos de acolhida aos calouros do curso. Às 8h15 e, após, às 19h, calouros e alunos do segundo ano dos períodos matutino e noturno foram recepcionados no Auditório da Reitoria, no Bloco A do Campus Central.

As atividades contaram com a apresentação das atividades do curso, explicações sobre a organização universitária em Setor, Departamento e Colegiado, suas atribuições e membros desses órgãos no curso de Ciências Contábeis. Os professores também puderam se apresentar e falar um pouco sobre a vida acadêmica e objetivos do curso para este ano. A diretora da Biblioteca Central da UEPG, Eunice Silva de Novais, participou do evento, explicando sobre o funcionamento da Bicen, empréstimo de livros e acesso ao espaço.

A coordenadora da recepção, professora Rosaly Machado, acolheu os alunos e salientou que essa acolhida é para todos, não apenas para os calouros, já que a pandemia e o ensino remoto acarretaram em um distanciamento dos acadêmicos em relação aos professores e às dependências da UEPG. “O objetivo do evento é trazer informações aos calouros e também para os alunos do segundo ano, porque tivemos esse período de pandemia em que não pudemos conversar com eles”, explica a professora, que ainda afirma que esse retorno às atividades presenciais é emocionante: “É uma experiência que a gente tinha antes da pandemia, agora voltou e nós ficamos muito felizes, porque podemos olhar para o aluno, explicar para o aluno. O quadro de giz, a transparência, tudo que a gente faz de metodologia, da didática do professor, isso a gente coloca em prática. Você pode conversar com o aluno e isso que é gratificante e emociona a gente”, complementa.

As atividades da acolhida também contaram com momentos de descontração. As professoras Franciele Machado de Souza; Rosaly Machado e Rosiane Machado da Silva, acompanhadas do violonista Nathanael Mariano da Silva, cantaram para animar os alunos. O evento ainda sorteou seis calculadoras científicas. Para encerrar, todos receberam lembrancinhas com um pacote de pipoca doce e mensagens de ânimo e acolhida.

“Hoje é um dia muito especial para o curso de Ciências Contábeis, onde nós trazemos os calouros aqui, com informações, brincando com eles, motivando eles para estudar e também sorteando vários brindes. Estamos felizes, a coordenação do Colegiado e do Departamento de Ciências Contábeis e os professores também. Nós agradecemos a presença dos nossos alunos aqui nesse dia que é muito especial!”, finaliza a professora Rosaly.

Texto e fotos: Cristina Gresele