Acadêmica de Engenharia de Materiais apresenta trabalho em congresso internacional

A aluna Amanda Catarina Brandes, que cursa o 4º ano de Engenharia de Materiais na UEPG e é ex-bolsista de iniciação científica da Fundação Araucária, apresentou o trabalho Process Parameters Influence by Friction Surfacing on Similar Materials from the AA 2024-T3”  no 25º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica – COBEN, com apresentação oral em inglês. O evento aconteceu de 20 a 25 de outubro, em Uberlândia-MG.

O trabalho, resultante da pesquisa de iniciação científica e do trabalho de conclusão de curso da acadêmica, está inserido no consórcio de pesquisa em processamento por atrito (C2PA). O professor André Luis Moreira de Carvalho, do departamento de Engenharia de Materiais, coordena o projeto “Estudo da Viabilidade do Processo por Atrito Friction Surfacing na Fabricação de Painéis Estruturais de ligas de Alumínio para Aplicação em Aeronave”, com suporte financeiro da EMBRAER, e é o atual vice-diretor do C2PA.

Como conta o professor André Carvalho, a pesquisa sobre a tecnologia de processamento por atrito (Friction Surfacing) está sendo desenvolvida há três anos no C2PA. “Neste período, a pesquisa visou concentrar esforços em encontrar os melhores parâmetros de processamento por atrito da tecnologia por Friction Surfacing”, destaca o professor. Atualmente, a pesquisa em processamento por Friction Surfacing  está na sua etapa internacional, e o projeto “Aplicação de Friction Surfacing de Al Aeronáutico para Aumento da Tolerância ao Dano em Estruturas de Aeronaves” será desenvolvido no Helmholtz-Zentrum Geesthacht (HZG) Centre for Materials and Coastal Research, na região de Hamburgo na Alemanha. Esta fase de pesquisa terá uma duração de oito meses e o Instituto HZG da Alemanha oferta suporte financeiro e alojamento no período do projeto para um aluno do grupo de pesquisa, da graduação em Engenharia de Materiais.

O professor André Carvalho reforça que o projeto que será desenvolvido na Alemanha terá a participação da empresa Francesa Constellium, uma empresa que produz ligas de alumínio para aplicação aeroespacial. A empresa contribui com o material de Al-Li para o desenvolvimento da pesquisa no Instituto HZG. “Assim, o interesse da pesquisa é uma parceria entre HZG-Constellium-UEPG-Embraer. O potencial de aplicação desta pesquisa está concentrado na fabricação de alguns componentes estruturais de aeronaves, em superfícies resistentes ao desgaste, à corrosão, e principalmente como uso de bloqueadores à nucleação de trinca por fadiga na fuselagem, e inibidores de flambagem ao longo do comprimento da asa de aeronave”, explica.

Friction Surfacing é o atrito entre uma haste-ferramenta metálica consumível (em rotação sobre carga compressiva) e uma superfície (substrato) metálica. A dissipação do calor por atrito gerado entre ambas superfícies promove uma camada de deformação viscoplástica na ponta da haste-ferramenta. As condições de pressão e temperatura conduzem a um processo de difusão, resultando em uma ligação metálica entre o material da haste deformado e o substrato, produzindo, assim, a deposição sobre o substrato. O Brasil carece de conhecimento técnico-científico acerca desta tecnologia de processamento por atrito para aplicação nos setores industriais, aponta o professor.