Professora da Academia Búlgara de Ciências ministra palestra na UEPG

Compartilhe

Na última semana, alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram de palestra internacional. A egressa do curso de Licenciatura em Matemática, Rosângela Sviercoski, atualmente docente da Academia Búlgara de Ciências, ministrou a conversa intitulada ‘Matemática aplicada aos problemas de escalas múltiplas em Geociências’, no auditório do Centro Integrar, Campus Uvaranas, na quarta-feira (17). O evento faz parte dos Seminários do Collicmat, organizado pelo Departamento de Matemática e Estatística e o Projeto Licenciandos em Matemática em Ação (Lema).

Durante o evento, Rosângela contou sobre sua trajetória profissional, como o Mestrado em Matemática e Doutorado em Matemática Aplicada, além de seu livro didático ‘Matemática Aplicada às Ciências Agrárias: Análise de Dados e Modelos’, publicado pela Universidade Federal de Viçosa e que está em sua 9ª reimpressão. “No livro, análise de dados são usados ​​como motivação para o ensino de Matemática para estudantes, preparando-os para usar essas ferramentas de forma mais eficaz para avançar no campo da agricultura de precisão”, descreve a professora. Em seguida, a palestrante apresentou o principal problema da multiescala em sistemas de geociências.

“O evento foi muito interessante, porque uma das perguntas que as pessoas sempre fazem, principalmente estudantes de escola básica, é como aplicar essa matemática, para que serve, e esta palestra foi sobre como o matemático pode resolver problemas importantes que surgem no mundo real”, destaca o professor José Tadeu Lunardi. Dentre os setores em que a matemática é essencial para o mundo estão a indústria, medicina, geociências, ciências agrárias, física, agronomia e veterinária, entre outros, como citados pelo professor.  “A matemática pode ser significativa e fundamental na resolução e entendimento desses problemas que surgem em outras áreas”, complementa.

Para Tadeu, a atividade ainda foi importante para os alunos, “porque ela é uma egressa do nosso curso de Licenciatura em Matemática, fez mestrado e doutorado em outras instituições, trabalhou em empresa petrolífera, sempre fazendo modelos matemáticos para resolução de problemas reais. Então esta experiência dela é estimulante para que os alunos possam perceber a potencialidade de aplicação da indústria dos conhecimentos matemáticos avançados”, ressalta.

No evento, estavam presentes alunos de Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada e dos cursos de Física. Os Seminários do Collicmat visam promover a comunicação e a troca de saberes científicos nas áreas de Matemática e suas aplicações. Conforme informa o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Marcos Teixeira, o evento “busca discutir também aspectos relacionados com a docência, em especial temáticas atuais no âmbito do ensino de Matemática na Educação Básica. Estas ações contam para o cômputo das atividades obrigatórias do curso”.

Para os alunos

O acadêmico Lucas Vinicius Gonzaga Dos Santos, do curso de Matemática Aplicada, conta que este tipo de debate é de extrema importância. “Nós alunos muitas vezes entramos na universidade sem ter a dimensão total do que podemos trabalhar, tanto no mercado de trabalho como em pesquisa, e com a palestra pudemos ver que é possível trabalhar, basicamente, em qualquer área onde seja preciso as nossas habilidades”, acrescenta. A mesma visão é compartilhada pela aluna Myrelly de Oliveira Ribeiro: “gostei muito da palestra da professora. Acredito que teve grande relevância ao mostrar aos estudantes as aplicações matemáticas relacionadas a outras áreas, como as geociências”.

“O seminário ministrado pela professora Rosângela foi excelente em mostrar aos alunos de graduação qual é o papel do profissional matemático além dos muros da academia”, descreve o acadêmico João Vitor Roseira. Para ele, a fala da docente removeu paradigmas sobre o que é e como o campo da Matemática atua, “principalmente no que tange a matemática aplicada. Tais debates são de suma importância, pois além de conseguirmos compreender melhor o que acontece dentro da profissão, pode despertar o interesse de algum aluno em seguir uma determinada linha de pesquisa”, finaliza.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content