Egressos da UEPG são destaque nos 20 anos do convênio Basf-Fescon

A Universidade Estadual de Ponta Grossa e a empresa química Basf comemoraram, na última quinta (14), 20 anos da estação experimental da empresa na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon). Ex-alunos da UEPG que estagiaram na unidade participaram da cerimônia, contando suas experiências com o estágio e suas trajetórias profissionais.

A proximidade com o gestor produtivo é uma plataforma de gestão da UEPG, segundo o reitor Miguel Sanches Neto. “O papel da universidade é cada vez mais se aproximar do setor produtivo, criando essas válvulas de aproveitamento dos talentos”, diz. “A  importância desta estação experimental reflete a vocação na área de produção de alimentos da nossa região e do nosso estado”, afirma Sanches.

Os ex-alunos da UEPG presentes destacaram a importância da parceria entre a empresa e a UEPG para complementar a formação acadêmica, além de preparar para o mercado de trabalho. João Victor de Mattos foi estagiário na estação de 2015 a 2017, hoje trabalha em uma empresa de insumos agrícolas e está cursando o Mestrado em Agronomia na UEPG.  “Esse convênio me proporcionou diversos cursos e formação complementar, além de características como a disciplina, que foram diferenciais que me permitiram trabalhar em uma grande companhia, na área de pesquisa”, destaca o agrônomo.

A administradora da Fazenda Escola, professora Maria Marta Loddi, considera a importância do convênio para a UEPG e para a formação dos acadêmicos, explícita nos depoimentos dos alunos. “É no campo que os alunos têm contato com a prática, o dia-a-dia da profissão e profissionais da área”, enfatiza.

O Centro Experimental de Ponta Grossa, conhecido como “minifarm”, realiza estudos de praticabilidade agronômica de novas moléculas para as culturas de trigo, feijão, batata, cevada, soja, entre outros. As pesquisas realizadas englobam fungicidas, herbicidas, inseticidas e produtos com capacidade de proteger a planta e aumentar a produtividade. A parceria, que existe desde 1999, permitiu a instalação da estação com 12 hectares dentro da Fazenda Escola da UEPG, que hoje comporta quatro colaboradores Basf, entre internos e estagiários, e dez assistentes de pesquisa. Além disso, cinco times da Basf atuam nas pesquisas e desenvolvimento, nas áreas: proteção de cultivos, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento técnico de produtos, de variedades, e desenvolvimento de trades.

Texto e fotos: Aline Jasper