Palestra sobre Lixo Espacial acontece nesta Sexta

Compartilhe

Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, acontecerá uma palestra intitulada “Caiu do céu: as viagens espaciais, satélites, o lixo espacial e o primeiro caso de lixo espacial em Ponta Grossa – Pr”  no Auditório da Reitoria na UEPG Campus Central, Bloco A. A atividade começa às 19h30 e é gratuita para todos os interessados.

O tema está relacionado com o fato registrado recentemente na cidade de Ponta Grossa. Na última sexta-feira (25), um objeto em forma de cilindro caiu sobre uma casa do município, perfurando uma telha e derretendo parte do forro de PVC de um dos quartos da residência.

Considerado o primeiro caso identificado de lixo espacial que caiu sobre a cidade, o fato é estudado pelo astrônomo e servidor da UEPG, Maurício José Kaczmarech que esteve no local e examinou o objeto e os danos causados. Segundo o astrônomo, há grandes chances de ser a peça de um satélite que se desintegrou na atmosfera.

O objeto está sob análise e contatos feitos com o INPE e a Agencia Espacial Brasileira podem ajudar a confirmar a sua origem. “Diante desse fato e do interesse público demonstrado, iremos elaborar uma atividade sobre o tema no âmbito da atividade conjunta ‘Lua na UEPG’, uma colaboração entre a UEPG e a SPCA”, explica Maurício Kaczmarech.

Segundo o palestrante, o evento discorrerá sobre a evolução do lixo produzido pelo ser humano, o uso do espaço como local de instalação de equipamentos (satélites) e o fenômeno do Lixo Espacial que tem se agravado na última década. “A palestra será apresentada com slides e material didático próprio para o ensino de tópicos das Ciências do Espaço. Também serão expostos pedaços de naves espaciais, foguetes, e de lixo espacial, isto para exemplificar o tema da tecnologia espacial que gera o lixo espacial”, explica Kaczmarech.


Compartilhe
Skip to content