Licenciatura em Letras

Licenciatura

Presencial

4 anos

Campus Central (Bloco B)

Vespertino ou Noturno

(42) 3220-3191

 

Perfil do Profissional

O Curso de Letras, criado em 1949 sob a denominação de Bacharelado em Letras Neolatinas, foi um dos primeiros cursos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, que originou a UEPG.O licenciado em Letras possui competência e habilitação para o exercício do magistério, compreendendo e aplicando diferentes teorias e métodos de ensino que permitem a transposição didática dos conhecimentos sobre língua e literatura. No decorrer do curso, o aluno pode optar entre as habilitações em Inglês, Espanhol, Francês e Libras.

Mercado de Trabalho

O formado em Letras pode atuar como professor, pesquisador, tradutor, revisor de textos e crítico literário. O profissional também pode atuar em escolas de ensino fundamental e médio, escolas de idiomas ou no ensino particular. Em empresas, o profissional pode trabalhar na área de assessoria linguística, tradução ou revisão de textos e documentos. Em escolas, pode trabalhar no ensino do espanhol e até de português, dependendo do curso de graduação. Outro mercado em crescimento para o recém-formado é o de produção ou tradução de textos acadêmicos e técnicos ou tradução para legendas de softwares, filmes e séries de televisão.

Letras na UEPG

Além de atuar no ensino e pesquisa, o aluno terá no curso a parte prática, que é um processo de investigação na ação, mediante o qual o acadêmico submerge no mundo complexo do universo sócio-histórico e cultural no qual está inserida a escola para compreendê-la de forma crítica e vital, implicando-se afetiva e cognitivamente nas interações da situação real, questionando as suas próprias crenças e explicações, propondo e experimentando alternativas, participando na reconstrução permanente da realidade escolar, em um processo contínuo, autônomo e permanente, ressaltando que a pesquisa e a extensão, além do ensino, devem se articular neste processo.

Dados Legais
Autorização: Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07)
Reconhecimento: Decreto nº 2900 de 30/11/2015

Conheça mais a UEPG

Acontece no curso

Conheça os projetos da UEPG contemplados em chamada do CNPq

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o ano letivo inicia com muita ciência. Projetos de desenvolvimento de novas bebidas e de materiais cerâmicos, estudo do efeito das exportações da agropecuária brasileira na emissão dos gases de efeito estufa, desenvolvimento de protocolos para controle de degradação de sítios arqueológicos visitados turisticamente e mapeamento de estratégias …

UEPG divulga edital de vagas remanescentes dos cursos EAD

A Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou edital de vagas remanescentes dos cursos de graduação a distância. Podem se candidatar candidatos classificados no 2º Vestibular EAD da UEPG; os que têm Ensino Médio concluído oriundos de escola pública, escola filantrópica e escola privada com ou sem bolsa; pessoas com diploma de curso superior de graduação; …

Vanusa Gonçalves, a caloura de Letras que disse sim à UEPG

Vanusa Jaqueline Gonçalves dos Santos, um nome para se guardar. Ela está em pé, de cabeça erguida pro céu, com os olhos marejados de alegria. Aos 21 anos, ainda é a menina de treze que está ali realizando um sonho. Depois de vencer os “nãos” que a vida lhe deu, ela disse “sim” para um …

Cursinho Popular UEPG abre vagas em preparação para PSS e Vestibular

O Cursinho Popular da Universidade Estadual de Ponta Grossa está com inscrições abertas para novas turmas, em preparação para o PSS e o Vestibular UEPG 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de agosto, online, através do formulário, ou presencialmente, no Campus Central da Universidade. O curso é destinado …

UEPG forma migrantes e refugiados em curso de português

Um país diferente é um mundo diferente. Para quem deixa para trás seu país, seja buscando oportunidades de estudo ou trabalho, seja fugindo de conflitos e da fome, a adaptação à nova cultura pode ser difícil. Na terça-feira (13), os formandos da primeira turma do Curso de Português para Migrantes e Refugiados do projeto de …

Professoras da UEPG lançam livro sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna

As professoras Keli Pacheco e Letícia Fraga, do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEEL-UEPG), lançaram na última semana o livro “Cem anos da Semana de Arte Moderna: diálogos contemporâneos”. A obra está disponível gratuitamente em formato e-book, no site da editora Texto e Contexto. “Cem anos da Semana de …

Prazo para isenção de taxa do Vestibular EAD encerra nesta segunda-feira (22)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe pedidos de isenção do 2º Vestibular Unificado da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) até esta segunda-feira (22). O Vestibular é fruto da parceria entre a UVPR, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Coordenação de …

Pós da UEPG abre chamado de publicações para Revista Muitas Vozes

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGel) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com chamado aberto para publicações de textos na Revista Muitas Vozes, volume 12. A próxima edição é um dossiê temático sobre “Crítica e Literatura do fora: trânsitos e refúgios”.  A revista apresenta a reflexão sobre questões de linguagem, …

Professora aposentada da UEPG toma posse na Academia Feminina de Letras do Paraná

A vaga antes ocupada pela poetisa Helena Kolody na Academia Feminina de Letras do Paraná (AFLP) agora é da professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luísa Cristina dos Santos Fontes. A posse aconteceu na última sexta-feira (03), em sessão solene no Centro Feminino de Cultura do Paraná, em Curitiba. Para falar sobre …

Pós em Estudos da Linguagem abrirá inscrições para disciplinas isoladas

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGEL-UEPG) abre inscrições do dia 20 de março até o dia 22 para a participação em disciplinas isoladas durante o primeiro semestre. O Programa tem área de concentração em linguagem, identidade e subjetividade.  Podem se inscrever todos os alunos que concluíram …

Skip to content