Zootecnia

Bacharelado

Presencial

5 anos

Campus Uvaranas (Bloco Z)

Integral

(42) 3220-3081 / (42) 3220-3082 / (42) 3220-3064

 

Perfil do Profissional

O maior objetivo do Zootecnista é aumentar a produtividade dos animais através de conhecimentos em genética, nutrição, higiene, práticas de manejo e bem-estar dos animais.. Além disso, os interesses sociais da comunidade, como a sustentabilidade, redução dos custos de produção e o uso racional dos recursos naturais devem ser atendidos. O curso tem como finalidade a sólida formação de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia, respeitando valores éticos, com visão crítica e global das conjunturas econômica, social, política, ambiental e cultural da região dos Campos Gerais, no Brasil e no mundo.

Mercado de Trabalho

O aluno formado no curso de Zootecnia da UEPG poderá atuar na prestação de assistência técnica, assessoria e consultoria nas áreas de melhoramento genético animal, nutrição animal, reprodução, instalações e manejo dos animais utilizados na produção animal; elaboração, avaliação e execução de projetos pecuários de interesse zootécnico; planejamento, condução e realização de pesquisas zootécnicas e divulgação de seus resultados; pesquisa e desenvolvimento de produtos em empresas nacionais e multinacionais; dentre outras possibilidades.

Zootecnia na UEPG

O Curso de Zootecnia da UEPG está implantado na região dos Campos Gerais, área tradicional da pecuária leiteira e onde hoje se desenvolvem as demais atividades pecuárias (bovinocultura de corte, suinocultura, avicultura de corte e de postura, piscicultura, apicultura, criação de animais silvestres, equideocultura, ovinocultura e caprinocultura). Com isto, sua vocação atinge maior amplitude, justificando a formação holística apresentada pelo zootecnista formado pela UEPG.

O curso assegura ao aluno sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia, dotado de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil e do mundo; com capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais; com raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas; capaz de atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades; além de compreender a necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades como profissional Zootecnista.

Dados Legais
Autorização: Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07)
Reconhecimento: Decreto 8127, publicado no Diário Oficial nº. 10057 de 27 de Outubro de 2017.
Confira a Matriz Curricular!
Matriz Curricular- Currículo 3 para ingressantes a partir de 2015

Conheça mais a UEPG

Acontece no curso

Professora de Zootecnia da UEPG recebe prêmio de melhor tese

A professora colaboradora do Departamento de Zootecnia (Dezoo) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Thais Pereira da Cruz, recebeu na última sexta-feira (12) o prêmio Melhor Tese PPZ 2023, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A tese foi escolhida considerando sua qualidade, inovação tecnológica para o setor, …

Expoagro reúne alunos de Agronomia e Zootecnia da UEPG em dia de campo na Fazenda Escola

Na última sexta-feira (22), o projeto de extensão Expoagro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou um dia de campo na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon). Participaram do evento acadêmicos de Agronomia e Zootecnia, bem como alunos de Colégios Agrícolas da região, totalizando cerca de 250 pessoas. Durante o projeto, os alunos se …

Semana de acolhida: UEPG recebe 1623 calouros

Início de ano letivo: o começo de uma nova e marcante jornada. Na última segunda-feira (19), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pôde conhecer e acolher seus 1623 calouros. A programação foi extensa durante a semana: cinco dias de atividades institucionais em todos os turnos, nos campi Uvaranas e Central, além das ações específicas …

UEPG investe em internacionalização e atrai parcerias da África, América e Europa

A abertura do 32º Encontro Anual de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Eaic-UEPG) iniciou a programação do encontro com palestra da médica veterinária portuguesa Joana Gonçalves Pontes Jacinto, professora da Universidade de Bologna, na Itália, nesta terça-feira (24). A vinda da pesquisadora não foi a primeira visita internacional à universidade em 2023, …

Mostra de Zootecnia da UEPG traz palestras e exposição científica

A terça-feira (18) foi repleta de ciência, pesquisa e troca de experiências para alunos e professores de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A segunda edição da Mostra de Pesquisa Científica da Pós-graduação em Zootecnia reuniu trabalhos científicos e palestras no Centro Integrar e Bloco de Z, Campus Uvaranas. Na parte da manhã, o …

UEPG leva cursos, oficinas e palestras ao Transforma Agro 2023

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) marcou presença no Transforma Agro, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). As atividades aconteceram de 19 a 24 de setembro, no Centro de Eventos, e contaram com os cursos do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia (Secate). O público conheceu projetos desenvolvidos na …

UEPG entrega computadores novos para laboratórios

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entregou 46 novos computadores aos departamentos de Agronomia, Geografia e Zootecnia. A entrega aconteceu na última quarta-feira (23), com a presença de professores e acadêmicos de cada curso. Nas máquinas, foram instalados programas e softwares específicos para as atividades desenvolvidas nos laboratórios em que foram destinadas. O curso …

Cursos da UEPG marcam presença em Feira de Profissões de colégio local

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou da Feira de Profissões do Colégio Marista Pio XII, que ocorreu no último sábado (29). Durante o evento, os professores e alunos dos cursos participantes puderam apresentar aos estudantes informações sobre a formação, o cotidiano dos profissionais e oportunidades do mercado de trabalho. Participaram da Feira os …

UEPG inaugura Jardim do Mel com abelhas nativas sem ferrão

Um espaço seguro para cultivar abelhas sem ferrão e mais uma oportunidade de aprendizado para os alunos. Essa é a proposta do Jardim do Mel, espaço inaugurado na última quinta-feira (18) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e que faz parte de um projeto de extensão do curso de Zootecnia voltado à meliponicultura. Além …

Zootecnia UEPG comemora profissão com saída de campo e debate científico

Mão na massa, ciência e conversa sobre o futuro profissional. Foi assim que o curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, nesta terça-feira (09), o 20º Dia do Zootecnista e 2ª Mostra Científica. Voltado a alunos da graduação, o evento teve debate, saída a campo na Fazenda Escola Capão da Onça …

Skip to content