Acadêmico da UEPG divulga criação de galinhas ornamentais

O acadêmico de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG) Luis Enrique Dias Wisniewski ficou conhecido nacionalmente pela criação de galinhas ornamentais. Por meio do seu canal no Youtube (Rancho LW), o estudante ensina dicas e técnicas para cuidar das aves.

A paixão pelos animais começou ainda na infância, na chácara do avô materno. “Ele criava bovinos, ovinos, caprinos, aves e desde novinho ele fazia questão de me envolver na criação. E eu amava tudo aquilo”. O rapaz sonhava em seguir os passos do avô, entretanto a vida na cidade não permitia que ele tivesse animais de grande porte. “O que o meu quintal comportava era galinha! Então, meus pais me deixaram começar a criação. Claro que naquela época eram galinhas caipiras, sem raça definida”, relembra.

A criação de aves ornamentais começou em 2015, quando Luis comprou um galo da raça polonesa. “A partir desse momento, comecei a procurar informações sobre esses animais na internet, mas encontrei pouca coisa”. Foi quando decidiu gravar um vídeo para postar no Youtube com a intenção de encontrar alguém que o ajudasse. Com o tempo, as visualizações do canal foram aumentando e os internautas passaram a se interessar cada vez mais pelo assunto. “Eles gostavam dos conteúdos e eu fui aumentando a criação e ampliando os meus conhecimentos”, explica Luis.

Quando entrou no curso de Zootecnia da UEPG, em 2017, passou a enxergar o potencial da atividade que desenvolvia. “Com olhos mais técnicos, percebi as possibilidades de negócio que existiam. Em conjunto com os vídeos do Youtube, minha paixão pelos animais e o conhecimento técnico adquirido na universidade, comecei a transformar o hobby em um negócio”, diz.

Atualmente, Luis tem mais de 250 animais, entre galinhas das espécies: polonesa, sedosa, sebright, mini cornish, rhode island, músico brasileiro, índio gigante, caipira, light sussex, new hamphsire e plymouth rock; codornas: gigante, branca e chinesa (miniatura); aquáticos: patos chocolate e marrecos pompom; e perus.

Para conhecer melhor o trabalho que o estudante desenvolve, acompanhe o Rancho LW na internet: pelo Instagram (@rancho_lw); YouTube e Facebook: Rancho LW; e pelo site: www.rancholw.com.

Texto: Vanessa Hrenechen    Fotos: divulgação