E-book traz orientações para idosos e cuidadores sobre Covid-19

A Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com professores e estudantes, publicou o e-book “Covid-19: orientações para idosos e cuidadores”. O livro foi organizado pelos docentes Erildo Vicente Müller, Eliane Aparecida Campesatto, Giovani Marino Favero e Rafael Gomes Ditterich, com a colaboração de Larissa Guil, Paula de Oliveira Herzinger, Gabriel Felipe Moreira de Souza e Isabela Cristina Santos Freire de Paula e está disponível no site da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

Segundo o docente Erildo Vicente Müller, no e-book, a linguagem científica foi traduzida para uma linguagem mais coloquial, com informações sobre a doença, como se proteger e o que os cuidadores devem saber. Erildo explica que os idosos fazem parte do grupo de risco porque, geralmente, eles já possuem algumas doenças de base, como hipertensão, diabetes, entre outras, e podem desenvolver complicações com a Covid-19.

O e-book também traz alguns cuidados para prevenir os acidentes domésticos. “Nesse período em que as pessoas estão mais em casa, podem ocorrer acidentes, principalmente, quando os idosos tomam medicamentos para tratar alguma patologia. Por isso, acrescentamos, nesse último livro, uma tabela com medicamentos que podem causar efeitos adversos, como desequilíbrio e tontura por exemplo, que aumentam o risco de quedas”, explica Erildo.

Devido a uma demanda do Ministério Público, o grupo também desenvolveu um manual para o município de São José dos Pinhais destinado à população em situação de rua. “O lançamento ocorreu na semana passada, na Secretaria do município, com a minha participação e de dos professores Rafael e Giovani”, conta Erildo.

Outras publicações

O grupo já publicou uma série de e-books com informações sobre as formas de prevenção, combate e tratamento do novo Coronavírus a grupos específicos. “Nós, enquanto profissionais de saúde, estávamos preocupados com a quantidade de fake news e de mensagens com inverdades sobre a doença. A partir desta situação, como missão da universidade pública e como pesquisadores da área de doenças crônicas, nós resolvemos buscar nos artigos aquilo que tinha de mais relevante e com a melhor evidência científica”, relata Erildo.

O primeiro e-book produzido pelos docentes foi sobre os grupos de risco, voltado para pessoas com doenças crônicas que têm maior probabilidade de apresentar agravamento da Covid-19. Após o material ser elogiado, o grupo continuou desenvolvendo novos livros sobre o tema. Amplamente divulgado, o manual chegou à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), foi direcionado aos reitores e também aos gestores de Saúde do Estado, por meio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde. Segundo Erildo, “a partir disso, o grupo resolveu continuar informando sobre as novas evidências referentes ao Coronavírus”.

O professor conta que faz parte da equipe coordenada pelo professor Giovani no enfrentamento à Covid-19 pelo Governo do Estado do Paraná e que a ideia surgiu a partir dessa experiência. “Nós trabalhamos juntos e resolvemos nos dividir para buscar dados relevantes que pudessem esclarecer o assunto. O meu grupo de pesquisa em epidemiologia e cuidados em saúde auxiliou na coleta de artigos publicados em revistas de impacto, que tinham uma cientificidade bastante alta. Após reunirmos as informações coletadas, resolvemos fazer um material que não perdesse o rigor científico, mas que pudesse ser entendido pela população mais leiga”.

Erildo ressalta o apoio fornecido pela editora UEPG, através da professora Beatriz Gomes Nadal, que não mediu esforços para que os e-books fossem publicados rapidamente. “É um esforço conjunto e todos acabam sendo beneficiados de alguma forma, a população, os pesquisadores e os professores da universidade pública, que desenvolvem o seu papel na prevenção e combate à doença”, finaliza.

Texto: Vanessa Hrenechen        Foto: Aline Jasper e divulgação – Erildo Vicente Müller