UEPG preside 33º Encontro de Assessores da Rede Zicosur Universitário

A Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Rede Zicosur Universitário) iniciou, na manhã desta quinta-feira (16), o 8º Encontro de Assessores. Presidida pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto (2022-2024), a Zicosur reuniu assessores de escritórios internacionais das instituições parceiras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu. O encontro marca o primeiro dia da programação, que acontece até esta sexta-feira (17).

A reunião debateu o novo estatuto do grupo, além de ações futuras, como o calendário de mobilidade internacional entre universidades; linhas de trabalho; e a proposta de congressos acadêmicos das instituições. A expectativa é de que, nos dois dias, mais de 60 pessoas das universidades do Brasil, Paraguai e Argentina participem das atividades.

O presidente Miguel Sanches Neto salienta a união de universidades públicas para buscar parcerias. “Todas as universidades aqui presentes têm algo em comum: transformar a realidade de suas regiões e seus países, o que faz a integração ter mais impacto, mostrando a importância do evento acontecer na fronteira”, ressalta. Os escritórios internacionais o cérebro e o coração da ‘universidade internacional’, reflete Miguel. “Eles integram a ciência e tecnologia entre os países. Por isso, a união é uma necessidade, não apenas uma oportunidade”.

Para Sanches Neto, a reunião mostra visões de países diferentes. “São todos de universidades públicas e que as utilizam como máquina de desenvolvimento regional”. Apesar das diferenças, os problemas e realidades  das instituições são parecidos. “Então unir essas universidades é a oportunidade de compartilhar soluções, cursos, professores e alunos que possam auxiliar no desenvolvimento de toda a região da Zicosur”.

A secretária interina da atual gestão da Rede Zicosur e diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI-UEPG), Sulany Santos, destaca que a reunião foi produtiva. “As discussões demonstraram que a Rede ainda é jovem e precisa amadurecer as discussões, mas já conseguimos aprovar estatutos e debates importantes”, informa. Segundo ela, as instituições possuem diferentes visões e experiências a respeito da internacionalização. “Mas estamos todos avançando juntos e queremos crescer mais com essa relação de cooperação, amizade e parceria, nesse caráter de parceria em rede”.

Plenária

Paulo Schimidt, diretor de relações institucionais e internacionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) deu início ao evento e parabenizou a iniciativa do encontro entre universidades. “Hoje é uma grande oportunidade de discutir parcerias importantes, pois elas permitem fazer aquilo que uma universidade sozinha não consegue fazer”, avalia.

O professor Mariano Adolfo Pacher, atual reitor da Universidade Nacional de Canindeyú do Paraguai, presidente da Rede Zicosur (gestão 2018-2020), ressalta o desafio de integrar universidades de países diferentes. “Temos realidades distintas, mas com um interesse em comum, queremos desenvolver as nossas regiões, por meio da universidade pública”.

O evento segue nesta sexta-feira (17), na Universidad Nacional del Este (UNE), Paraguai, com plenária de reitores da Zicosur. O diretor de relações interinstitucionais da UNE, professor Ronald Miguel Villalba Aguilera, avalia que o primeiro dia de evento foi histórico. “Colocamos em prática o que discutimos na conferência anterior, em Catamarca, que foi o estatuto da Zicosur”. Para ele, a variedade de assuntos discutidos podem se transformar em oportunidades acadêmicas. “Num momento conturbado para a América Latina, estamos dando exemplo e o fato do evento acontecer em universidades de dois países demonstra que estamos indo por um bom caminho”, completa.

Sobre

A Zicosur congrega universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru para atuar em programas conjuntos, com o objetivo de fortalecer a integração regional acadêmica e consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para saber mais sobre os eventos e oportunidades de mobilidade acadêmica da Rede Zicosur, acompanhe o site aqui.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Jéssica Natal e Gabriel Miguel