UEPG sedia 3º Encontro Estadual de Docência Universitária

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediará a terceira edição do Encontro Estadual de Docência Universitária. O evento acontece de 24 a 26 de agosto, no Centro Integrar, Campus Uvaranas, em parceria com todas as instituições de ensino superior estaduais, e busca a criação da Rede de Formação para a Docência no Ensino Superior (Redes). Nesta edição, o tema será “A urgência de políticas institucionais de formação docente no atual contexto”.

O encontro é interinstitucional, organizado na UEPG, por meio do Programa Docência no Ensino Superior (DES) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); em parceria com o Programa Entredocentes, da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); e Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (Gepe), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento faz parte das atividades habituais dos Programas Institucionais de Formação Docente existentes na UEL, UEPG e Unicentro, para compartilhar e unificar discussões sobre ações, estratégias e reflexões sobre a ação docente.

“Refletir sobre a docência universitária é fundamental para ampliar a qualidade do ensino ofertado por nossas instituições”, destaca a professora Graciete Tozetto Goes, coordenadora do Programa DES da UEPG. Como nos eventos anteriores, o encontro busca favorecer espaços de discussão e reflexão sobre a ação docente. “As pesquisas sobre o tema demonstram a necessidade de se investir na formação pedagógica dos professores universitários, uma vez que muitos deles não tiveram contato com essa temática em sua formação inicial”. Para Graciete, a expectativa é dar mais evidência ao tema no contexto interno da UEPG. “Também queremos estabelecer uma rede de formação em parceria com as universidades estaduais do Paraná”, completa.

O pró-reitor de Graduação da UEPG, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, destaca que o Encontro está relacionado à necessidade de atualização constante dos professores de todos os níveis. “Ele é importante para que possamos manter um alto padrão de ensino, diante de um cenário marcado por novos desafios,  como a permanência do acadêmico dentro da Universidade”, relata. Outros assuntos também serão tratados durante o evento, como a necessidade de compreender a tecnologia como  aliada no processo de ensino e aprendizagem. “São alguns exemplos de que, quando trabalhamos em rede, conseguimos ter uma maior multiplicidade de olhares e potencializar possíveis soluções para as questões”, completa.

O evento ser organizado em parceria com as universidades estaduais do Paraná é motivo de orgulho para Archanjo.  “Nós estamos felizes e ansiosos para receber nossas coirmãs, pois acreditamos e defendemos o trabalho em rede como forma de socializar e potencializar aquilo que cada um faz de melhor. Todos saem ganhando, principalmente a sociedade, nossos alunos e professores”, finaliza. As inscrições podem ser feitas por preenchimento do formulário aqui.

Texto: Jéssica Natal | Foto: William Clarindo