UEPG comemora 50 anos de extensão com 19º Conex e 4º Eaex

De terça (26) a quinta-feira (28), acontecem a 19ª edição do Encontro Conversando sobre Extensão (Conex) e 4ª edição do Encontro Anual de Extensão (Eaex), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os eventos organizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) fazem parte da comemoração dos 50 anos de extensão na UEPG, acontecem online e envolvem palestras, cafés virtuais e apresentação de trabalhos.

“O Conex-Eaex é uma tradição para a extensão no contexto da UEPG”. Para a professora Edina Schimanski, pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, o evento é uma grande oportunidade para a apresentação do trabalho dos extensionistas na academia e na comunidade. “E, particularmente neste ano, quando a extensão faz 50 anos, o evento marca historicamente a produção de conhecimento científico-extensionista”, pontua.

“Nesta edição, teremos a apresentação de 312 trabalhos, divididos em 29 salas. No conjunto entre docentes, discentes e técnicos, são 700 participantes envolvidos, além dos ouvintes”, comemora a diretora de Extensão da Proex, professora Sandra Scheffer. Ela destaca que, neste ano, o evento é gratuito, o que serviu de incentivo para a apresentação de trabalhos e troca de experiências sobre a extensão universitária. Além disso, Conex e Eaex comemoram os 50 anos de extensão na UEPG, mas também se voltam para as perspectivas de futuro. “A ideia é mostrar como estamos trabalhando no presente, mesmo em período pandêmico; as raízes no passado; e as perspectivas de alteração no conhecimento, na metodologia, e como tudo isso vai agregar nas novas formas de trabalho na extensão”.

Programação

A transmissão de abertura do evento acontece na terça (26), às 10h, e nos três dias o Conex oferece cafés virtuais, sobre economia solidária (terça, 13h30), saúde mental em tempos de Covid-19 (quarta, 13h30) e Metodologias Ativas nas atividades extensionistas (quinta, 09h30). As apresentações de trabalho acontecem de 26 a 28 de outubro, das 8h às 21h, em salas virtuais do Google Meet.

Na palestra de abertura, participam do debate as sete pró-reitoras de Extensão das Universidades Estaduais do Paraná: Edina Schimanski, da UEPG; Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp); Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mara Solange Gomes Dellaroza, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Rosimeiri Darc Cardoso, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Lucélia de Souza, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro); e Fabiana Regina Veloso, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

São duas categorias de apresentações orais de trabalhos relacionados à extensão universitária: a modalidade A contempla projetos, cursos, eventos ou pesquisas oriundas da extensão universitária; e a modalidade B é voltada para produtos, como manuais, cartilhas, livros, revistas, kits, apostilas, páginas na internet, vídeos e jogos.

Além disso, o evento realizou um Concurso de Fotografias, com o tema “50 anos de extensão: perspectivas de futuro”. O resultado será divulgado no dia 28 de outubro. As fotos selecionadas irão compor uma exposição na Galeria Virtual da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), sendo três fotografias vencedoras do concurso, três menções honrosas e as fotografias selecionadas pela Comissão Julgadora como representação da memória e da história dos 50 anos dos programas e projetos de extensão.

Texto: Aline Jasper | Foto: