UEPG discute desafios na formação docente em 2º Fórum Estadual das Licenciaturas

Com o objetivo de discutir os desafios na docência, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou do 2º Fórum Estadual das Licenciaturas. O evento ocorreu de maneira remota, nos dias 8 e 9 de junho, e teve como tema a “Resolução nº 02/2019-CNE, seus impactos e desafios para a formação docente”. O encontro contou com a participação de associações e instituições federais e comissões institucionais das licenciaturas das Universidades Estaduais do Paraná. Representando a UEPG, estiveram a Pró-Reitoria e Graduação (Prograd) e Comissão Permanente das Licenciaturas (Copelic).

O Fórum Estadual de Licenciaturas do Estado do Paraná é um espaço coletivo de debate a respeito dos cursos de licenciatura no Estado. De acordo com o presidente do Fórum de Pró-reitores de Graduação (Progrades), Carlos Willians Jaques Morais, “o fórum representou um momento histórico importante de mobilização crítica e resistência das licenciaturas das Universidades públicas paranaenses em relação às atuais diretrizes de formação de professores, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação”.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, esteve presente na abertura do evento, juntamente com reitores das demais Universidades. Para ele, é importante que as reivindicações das licenciaturas, junto ao Conselho Nacional de Educação, sejam representadas por um documento, que deve ser encaminhado pela Associação de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “É importante considerar os limites que se impõem nesse momento de pandemia para realizar qualquer reformulação de proposta curricular”, afirma.

O próximo encontro está com data marcada. No dia 3 de agosto, a Prograd e Copelic realizarão a primeira reunião aberta com todos os Colegiados, Núcleos Docentes Estruturantes, professores e discentes interessados nos cursos de licenciatura da instituição. Segundo a presidente da Copelic, Marli de Fátima Rodrigues, o propósito da reunião aberta é dar conhecimento das atuais demandas normativas e diretivas da formação de professores no Brasil. “Além de mostrar quais são os impactos da BNC-Formação no âmbito institucional e quais são as ponderações necessárias para o debate sobre a formação nos cursos de licenciatura”. Outras reuniões abertas também serão realizadas na Universidade, como forma de preparação para o 14º Fórum das Licenciaturas da UEPG, que será realizado em novembro.

Adaptação: Jéssica Natal        Foto: Agência Brasil