Paraná destina mais de R$ 1,5 milhão para ações de extensão das universidades

Na última sexta-feira (12), o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FA), lançou Chamada Pública para o Programa Institucional Pró-Extensão das Instituições de Ensino Superior Estaduais. Com aporte superior a R$ 1,5 milhão, o objetivo é suprir as demandas de custeio e investimento, inclusive o pagamento de bolsas e a aquisição de equipamentos, com foco na melhoria e modernização da infraestrutura universitária para atividades de extensão.

Segundo o titular da Seti, Aldo Nelson Bona, a chamada pública foi organizada a partir das necessidades apresentadas pelos pró-reitores de Extensão das Universidades Estaduais e está alinhada às diretrizes do Governo do Estado. “Nosso governador sempre deixou muito clara a importância do estreitamento das relações entre as universidades e a comunidade, e que essa presença seja cada vez mais perceptível por meio de ações desenvolvidas em benefício da população. Uma das principais formas é a partir de atividade extensionista”, disse o superintendente.

Ele explicou que essa Chamada Pública contempla, exclusivamente, as sete Universidades Estaduais do Paraná, devido ao caráter extraorçamentário dos recursos financeiros, repassados pela Seti para a Fundação Araucária, ainda no ano passado.

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, ressaltou a qualificação e o grande potencial humano das universidades públicas do Paraná. “O sistema público de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná tem, na sociedade do conhecimento, um valor de mercado inestimável. Nós precisamos fazer com que este valor seja cada vez mais percebido pela sociedade”, afirmou.

As propostas podem ser submetidas até 5 de abril e a divulgação dos resultados está prevista a partir de 8 de abril. O documento da Chamada Pública está disponível no site da Fundação Araucária, na seção Programas/Programas Abertos (veja aqui).

Incentivo à Extensão

O Programa Institucional Pró-Extensão também pretende atender projetos extensionistas em áreas do conhecimento que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi), fomentados pela Fundação Araucária. Ao mesmo tempo em que fortalece ecossistemas de inovação e áreas prioritárias, identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT Paraná): Agricultura & Agronegócio; Biotecnologia & Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; Educação, Sociedade & Economia; e áreas transversais, como Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável.

“Estarmos alinhados às diretrizes dos Napi facilita bastante a possibilidade de identificarmos outras fontes de fomento para a extensão. Quanto mais forte a extensão se colocar, mais fácil justificarmos a reorganização dos recursos para atender outras demandas da extensão”, explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa.

A preside a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e reitora da Uenp, Fátima Padoan, falou da importância da destinação dos recursos que irá instrumentalizar as pró-reitorias de extensão das universidades. “É um alento para nós, em um momento tão difícil como este, vermos nossas pautas sendo levadas adiante. Essa ação demonstra o reconhecimento das pró-reitorias e a valorização da extensão para todo o Estado”, pontuou.

Texto: Seti    Adaptador por: Vanessa Hrenechen   Foto: Luciane Navarro