12º Seminário Nacional de Didática da História segue com debates até amanhã (19)

A aprendizagem e didática está em pauta na 12ª edição do Seminário Nacional de Didática da História. O evento iniciou nesta quarta-feira (17) e irá até o dia 19 de maneira virtual.  Promovido pelo Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI), do Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o tema do encontro é “Cultura histórica e cultura política em Nuestra América”.

Dividido em seis sessões de debates, o Seminário utiliza dados empíricos levantados pelo “Projeto Residente: observatório das relações entre os jovens, a história e política na América Latina”, que levantou cerca de 7 questionários de estudantes em 7 países da América Latina. O Projeto pesquisou sobre ensino e aprendizagem de história, cultura histórica e cultura política. Os dados são quantitativos e originam análises estatísticas descritivas e inferenciais.

Para o professor do Departamento de História, Luis Fernando Cerri, realizar o evento em tempos de pandemia é um ato de resistência, porque a luta não é apenas contra a Covid-19, mas também o combate do negacionismo científico. “Trabalhar para manter o nosso trabalho e os nossos objetivos acadêmicos no mais alto nível possível, com todos os cuidados sanitários, é uma luta pra fazer a nossa vida e o nosso trabalho continuarem fazendo sentido e nos motivando para vencer esse momento tão difícil do nosso país”, ressalta.

A partir dos dados do Projeto Residente, estudantes e pesquisadores da graduação e pós-graduação iniciarão a produção de artigos e capítulos de livro, a partir de versões preliminares, que serão publicadas em anais eletrônicos. A programação completa está disponível aqui.

Ouvintes podem se inscrever pelo link.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Aline Jasper