Simpósio Jurídico dos Campos Gerais debate Direito e Tecnologia

Nesta segunda-feira (18), o Centro Acadêmico Carvalho Santos (Cacs) iniciou a 12ª edição do Simpósio Jurídico dos Campos Gerais. Em parceria com o curso de Direito e o Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Simpósio se estabelece como o maior evento jurídico da região. Esta é a segunda edição em que o encontro acontece de maneira totalmente on-line, com palestrantes renomados da área do Direito, além da apresentação de trabalhos e minicursos. As atividades acontecem até sexta-feira (22).

Nesta edição, o Simpósio traz debates a respeito de novas tecnologias no direito e democracia digital, com programação em dois turnos. Pela manhã, acontecem apresentações de trabalhos, mesa redonda e minicursos. Pela noite, a partir das 19h, acontecem palestras magnas com grandes nomes do direito. A primeira palestra magna do evento ficou por conta de Juliana Oliveira Domingues, que abordou ‘Direito do Consumidor e Proteção de Dados’.

A aluna Beatriz Martinelli explica que a escolha do tema deste ano aconteceu pela transformação que a tecnologia causou na sociedade. “Se por um lado a tecnologia implica em uma maior abrangência e cuidado na jurisprudência, por outro ajuda na facilidade ao acesso à informação e agilidade processual”, diz. Beatriz ressalta que o ambiente tecnológico deve também ser uma das questões que a área de Direito deve se preocupar. “É pela importância e relevância sobre o assunto que vamos abordar Direito e Tecnologia no Simpósio”.

Segundo Nicole Pinto Silva, o evento recebeu inscritos até de outros estados. “O tema abordado garantiu um excelente número de inscritos, superando as nossas expectativas. Foram cerca de 560 inscrições e 108 trabalhos submetidos”, comemora. Para Álex Ivan Soares, mesmo com desafios impostos pela pandemia, a organização conseguiu trazer grandes nomes para compor as atividades do evento. “Um evento de grande porte como o Simpósio sempre é um desafio, ainda mais esse ano que está acontecendo online. Esperamos que todos aproveitem este evento preparado com tanto carinho pela direção do Cacs e do Setor de Ciências Jurídicas da UEPG”, finaliza.

Na noite desta terça-feira (19), a palestra magna fica por conta de Cássio Luis Casagrande, que falará sobre ‘Trabalho Através das Plataformas: O impacto da tecnologia na questão social’. Na quarta-feira (20), Adriana Dabus Maluf fala sobre ‘Inseminação Artificial e os Aspectos Bioéticos’. Paulo Brasil Menezes falará na quinta-feira (21) sobre ‘Fake News nas Eleições dentro do Contexto Tecnológico’. Na sexta-feira (22), último dia de evento, Raphael Baggio de Luca aborda ‘Banco de Dados Criminal Multibiométrico: um direito fundamental do suspeito da prática de um crime’.

Informações sobre o cronograma de atividades e anais dos trabalhos estão no site oficial do Simpósio aqui.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Luciane Navarro