Residência em Gestão Documental, Educação Patrimonial e História Pública tem vagas na UEPG

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com cinco vagas abertas para a Residência Técnica em Gestão Documental, Educação Patrimonial e História Pública. O curso é uma especialização ofertada em parceria entre instituições estaduais de ensino superior e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Com ingresso ainda em 2026, o edital é voltado para recém-formados, ou seja, candidatos que concluíram a graduação há no máximo 36 meses.

São 35 vagas em museus e centros de documentação em todo o Paraná. Na UEPG, o Centro de Documentação e Pesquisa em História oferta duas vagas para graduados em História, o Museu de Ciências Naturais disponibiliza uma vaga para graduados em Geografia e o Museu Campos Gerais conta com duas vagas, também voltadas a profissionais formados em História. Os selecionados atuarão em regime de residência técnica, desenvolvendo atividades práticas em instituições de memória, documentação e preservação do patrimônio cultural.

As inscrições são entre os dias 2 e 9 de março, online, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 81, com possibilidade de isenção para candidatos que se enquadrem nos critérios. O processo seletivo inclui a conferência dos documentos, prova de títulos e uma prova objetiva online, marcada para 23 de março, às 14 horas. O resultado final está previsto para 25 de março, com matrículas entre 27 e 30 do mesmo mês.

O curso é gratuito, financiado pela Seti, tem carga horária total de 360 horas e duração estimada de 24 meses. O início das aulas está previsto para abril de 2026.

Texto: Aline Jasper | Foto: Larissa Godoy


Compartilhe

 

Skip to content