

O Centro de Educação Empreendedora (CEE) e a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) representaram a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na 35ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 13 e 16 de outubro. Este ano o tema foi: “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”.
Promovido pelo Anprotec e Sebrae, o Congresso reuniu mais de mil pessoas, entre comunidade, empresas e universidades, para debater os desafios e oportunidades dos ambientes de inovação no Paraná. O objetivo do evento foi fortalecer o empreendedorismo brasileiro e apoiar incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos.
O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, destacou que a participação da instituição foi importante como meio de apresentar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade e também porque a Universidade “tem se tornado uma parceira de vários tipos de projetos na área de inovação”, como ficou demonstrado no convite à Agipi e ao CEE.
UEPG apresentou resultados
Com a participação da UEPG na Conferência, os 13 projetos tecnológicos da Universidade foram divulgados nacionalmente e novas parcerias foram estabelecidas. Segundo a coordenadora do Centro de Educação Empreendedora, Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg, a Universidade tem avançado em termos de inovação com o credenciamento recém conquistado pelo Centro de pré-incubadora. “Desses 13 projetos, cinco são pré-incubados do CEE, como a plataforma médica BlueRise – Helth Tech e o sistema de mapeamento de peças de drones, Sisdrone. As outras oito são da Agipi, como Robotbox, robótica para crianças, e Virtwell, startup de Realidade Virtual”, comenta Cleise.
O Congresso permite também a ampliação da rede de contato entre empresas, governos e universidades, incluindo na formação cidadã a possibilidade do empreendedorismo. “Já conseguimos agendar, ainda para este ano, algumas visitas técnicas para que possam conhecer nosso trabalho, ajudar a divulgar e também para inserir nossos acadêmicos nas empresas, e vise e versa”, complementa Cleise.
Rede de Contatos
O evento foi uma oportunidade de networking. Demiate esteve com representantes da Itaipu Binacional, com quem reforçou o desejo de seguir com os projetos conjuntos, e também com autoridades políticas e civis, entre elas, representantes da Castrolanda, onde está projetado um grande investimento do Governo do Estado e da iniciativa privada, no setor leiteiro, com a efetiva participação da UEPG. “Nós vamos instalar uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia bastante vigorosa ali na região de Castro, junto ao parque da Agroleite”, ressaltou.
Demiate também representou a UEPG da reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), da qual participaram reitores e vice-reitores das universidades estaduais paranaenses.
Sobre Agipi e o CEE
A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual surgiu em 2006 com estrutura e suporte para startups criarem e registrarem suas patentes, desenvolver produtos, processos e serviços. Oferece mentoria, treinamento e networking. Dez anos depois, para trabalhar em conjunto, surge o Centro de Educação Empreendedora (CEE), um órgão da UEPG que, junto com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e AGIPI, cria projetos de extensão voltados ao empreendedorismo, como o Cejusc Endividados, Letramento Digital, Consultório Financeiro e Empreendedorismo Social. No final de 2024, foi reconhecido pelo Estado do Paraná como pré-incubadora.