Doutorando de Geografia recebe Menção Honrosa na premiação Nídia Pontuschka

Compartilhe

O pesquisador Lucas Renato Adami, da Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGG-UEPG), recebeu a menção honrosa do Prêmio Nídia Pontuschka no 16º Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege), com sua tese “Geograficidades no espaço-tempo escolar: um estudo fenomenológico do dasein-estudante através do lugar e das experiências”, orientada pelo professor Almir Nabozny. Neste ano, o  Enanpege foi sediado em Macapá (AP) e teve como tema “Geografia em um mundo em crises”, que trouxe mesas-redondas, debates e lançamentos de livros para debater o tema.

A tese de doutorado de Lucas Adami foi desenvolvida em parceria com o orientador e os colegas de laboratório, que buscaram com a pesquisa demonstrar a interdisciplinaridade, utilizando da filosofia e da área educacional para qualificar um estudo que investigava a experiência fenomenológica dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual no espaço-tempo escolar. “A partir da geograficidade e da intersubjetividade do espaço-tempo escolar, a tese propôs provocações sobre uma relação mais próxima entre os estudantes e os agentes que atuam na instituição de ensino a partir, principalmente, do reconhecimento da realidade ímpar de cada um” apontou Adami.

Lucas conta que, enquanto acadêmico, sempre demonstrou interesse particular por pesquisar e compreender a realidade dos centros urbanos, o que acabou por influenciar a escolha do tema da pesquisa. “Minha graduação e meu mestrado foram caracterizados por esses aspectos, em especial, estudando como o hip hop se manifesta pela cidade, tendo como sujeitos do estudo os jovens integrantes deste movimento e, como aporte, a relação das origens sociais, objetivos e interesses que estudantes de ensino médio da rede pública estadual apresentavam em sua experiência”

O orientador da tese, Almir Nabozny, elenca que a escolha para o tema da tese se deu pelo amadurecimento da ideia desde a graduação. “Lucas iniciou com duas iniciações científicas, perpassando peloTCC e pela dissertação de mestrado, trabalhando com geografia social e juventudes, enlaçando questões no campo de investigação, como a questão da cultura hip hop em Ponta Grossa”. Nabozny explica que foi a partir do amadurecimento dessa trajetória de pesquisa que levou ele a discutir os jovens no âmbito do espaço escolar em Ponta Grossa.

Sobre o recebimento da menção honrosa, o orientador reforçou a força na pesquisa em Geografia e a qualidade educacional do programa de pós-graduação. “Ela foi recebida com muita alegria por ser um reconhecimento social entre os pares do trabalho que aqui fazemos, que vem para coroar o trabalho de excelência que é executado no nosso Programa Nota 5 nas avaliações da CAPES”, celebrou o docente.

Mesmo sem levar a premiação, o aluno demonstrou contentamento com o alcance que a pesquisa obteve. “Quanto maior o alcance que uma produção científica possa alcançar, maior se torna sua importância, sua influência e principalmente o reconhecimento de mais um olhar sobre um fenômeno ou realidade vivida que, neste caso, encontra-se na relação entre a filosofia, a educação e a geografia”, concluiu o doutorando.

Texto: Gabriel Ribeiro | Foto: João Pizani


Compartilhe

 

Skip to content