UEPG inicia nova turma de noções básicas sobre Economia Solidária

Compartilhe

Alunos de diversos cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e membros da comunidade externa estão tendo a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre Economia Solidária e as práticas desenvolvidas na instituição. Com 30 inscritos, a aula inaugural do curso de extensão “Noções básicas sobre Economia Solidária” ocorreu no último dia 11 de agosto, ministrada pela técnica Manuela Salau Brasil.

Segundo Manuela, a iniciativa é oferecida semestralmente desde 2011, com o intuito de disseminar os conceitos e as práticas do setor. “O objetivo é divulgar a economia solidária. É um tema que muita gente tem dúvidas, tanto aqui na universidade, quanto fora dela. Temos até um programa de extensão que é dedicado exclusivamente a esse assunto”, explica.

Lucas Barbato, estudante de Jornalismo, já conhecia a proposta, mas buscou o curso para aprofundar seus saberes. “Acho que ajuda no aprofundamento desse conhecimento sobre extensão e sobre a economia solidária. Penso que é muito importante para minha formação acadêmica”, comenta.

Já Ketlyn Golembouski, aluna de Ciências Contábeis, tem o interesse futuro de participar da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol). “Vim por curiosidade, porque eu vejo as publicações no Instagram. Eu não tenho muita noção sobre o que é, então, vim para ter um conhecimento básico. Tenho muita vontade de fazer o estágio na Iesol. Acho que pode agregar bastante para eu entender mais essa parte de empreendimentos”, assegura.

O segundo encontro do curso foi realizado hoje (13), e as próximas aulas estão agendadas para os dias 18 e 20 de agosto.

Economia Solidária

A economia solidária representa um modelo de produção e consumo diferente dos arranjos econômicos tradicionais. Nela, a distribuição de riquezas é pautada em valores humanos e humanizados, na cooperação e na sustentabilidade, ao invés do foco excessivo no lucro e no capital. Os empreendimentos, geralmente coletivos, como cooperativas e associações, e possuem como características a autogestão, decisões tomadas em grupo, valorização da diversidade e a justiça social.

A Economia Solidária na UEPG

Na universidade, o tema é abordado pelo projeto de extensão “A Economia Solidária nos Campos Gerais: Trabalho, Renda e Inovação Social”, vinculado ao programa Universidade Sem Fronteiras. Além disso, a Iesol organiza semanalmente, às quintas-feiras, a Feira de Economia Solidária da UEPG (Fesu). O evento, que acontece no bloco B, bloco M e no pátio do Campus Central, oferece artesanato, alimentos e produtos agroecológicos. A instituição também promove atividades científicas e de formação, como o curso realizado neste mês de agosto.

 

Texto e fotos: Helton Costa


Compartilhe

 

Skip to content