

“A capacitação em serviço na área da enfermagem é uma prática essencial em hospitais de ensino que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses ambientes são marcados pela complexidade dos cuidados prestados, pela diversidade de demandas da população e pelo compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados. Nesse contexto, investir na educação permanente da equipe de enfermagem torna-se um fator estratégico para garantir a qualidade e a segurança da assistência”, garante a diretora geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani.
Para ela, os profissionais da enfermagem exercem um papel fundamental no funcionamento e na qualidade da assistência prestada. “A atuação deles acontece de forma contínua e próxima aos pacientes. São responsáveis por ações que envolvem desde o acolhimento e a promoção da saúde até o cuidado direto, a reabilitação e o acompanhamento de casos complexos. Sua atuação é essencial para garantir a integralidade do cuidado e o cumprimento dos princípios do SUS”, completa.
Fabiana lembra, ainda, que os os profissionais da enfermagem representam o maior quantitativo de servidores dos HU-UEPG, o que possibilita contribuírem ativamente para a organização do processo de trabalho, garantindo a articulação entre os diferentes setores do hospital e promovendo uma assistência segura, ética e humanizada. “Por meio do trabalho em equipe, esses profissionais ajudam a otimizar recursos, melhorar fluxos assistenciais e assegurar o acolhimento e o respeito aos direitos dos usuários do SUS”, finaliza.
O diretor acadêmico dos HU-UEPG, professor Leandro Martinez Vargas, afirma que as semanas temáticas, como a da Enfermagem, são fundamentais para o fortalecimento da cultura acadêmica e para a valorização dos profissionais que atuam nos Hospitais Universitários da UEPG. “A Direção Acadêmica (DAC) apoiou prontamente a iniciativa por compreender a importância de proporcionar espaços de formação contínua e troca de saberes. Esses profissionais merecem que sua semana seja dedicada à capacitação e à valorização daqueles que fazem a diferença todos os dias na saúde da nossa comunidade”, afirma.
Segundo ele, a Semana de Enfermagem do HU-UEPG representa mais do que uma agenda de palestras e atividades: é uma demonstração de reconhecimento ao papel essencial da Enfermagem na rede de atenção à saúde. “Este tipo de iniciativa reafirma o compromisso dos HU-UEPG com a formação multiprofissional, o incentivo à pesquisa, e a valorização de todos os profissionais que contribuem diariamente com o ensino, a assistência e a humanização do cuidado”.
Com palestras, oficinas e minicursos tanto no HU quanto no Hospital Universitário Materno-infantil (Humai) e no Ambulatório Universitário Amadeu Puppi, a participação foi excelente, segundo Stellamaris. “As equipes demonstraram grande engajamento e entusiasmo participando ativamente das palestras e discussões”, finaliza.
Calendário de eventos acadêmicos dos HU-UEPG está repleto de atividades
Hospitais de ensino por excelência, os HU-UEPG vão promover até o final deste ano diversas capacitações e atividades de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o coordenador da DAC, professor Leandro Vargas, o próximo grande evento será a II Jornada Científica em Saúde Integrada. “Com o tema ‘Desafios na Atuação Profissional em Saúde’, o evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2025. A programação contará com palestras, mesas-redondas, workshops e apresentação de trabalhos científicos, reunindo cerca de 300 participantes das áreas da saúde, ciências exatas, engenharias, ciências humanas, sociais aplicadas e demais interessados”, destaca.
Texto e fotos: Tierri Angeluci