Na Semana de Formação Docente, UEPG entrega salas interativas para Setores do Conhecimento
Compartilhe
Um investimento de cerca de R$ 500 mil viabilizou a aquisição de seis salas interativas para os Setores de Conhecimento da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os espaços foram adquiridos por meio de uma encomenda governamental da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), via Fundo Paraná, com intermediação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG (Fauepg), e integram o Programa de Fomento aos Cursos de Graduação. A entrega oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (04), durante a abertura da Semana de Formação Docente.
Cada sala interativa conta com mobiliário, com até 50 conjuntos de mesas e cadeiras com rodinhas e videowalls compostas por 04 smart TV’s que formam um grande painel digital. A estrutura permite a rápida reorganização do layout conforme a atividade proposta, facilitando trabalhos em grupo, aprendizagem colaborativa e processos de co-criação. Aliada à tecnologia, a proposta é estimular maior interação entre os estudantes e fomentar o uso de metodologias inovadoras no ensino.
“A construção desse projeto foi feita pela Pró-reitoria de Graduação, em parceria com os Setores, de forma que cada Setor vai usar para criar um espaço que esteja mais mais adequado à sua realidade: uma sala com um espaço maior ou menor, com um mobiliário que permite novas configurações dentro da sala na distribuição dessas carteiras e cadeiras”, conta o reitor em exercício da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. “É uma ação muito interessante, no sentido de oportunizar para os cursos, em especial para os alunos, um ambiente diferenciado de ensino. Temos avançado muito na pesquisa, na extensão e também nas ações de ensino”.
O pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, explica que serão ambientes dinâmicos justamente para estimular o uso dessas novas metodologias. “Um dos espaços mais conservadores da sociedade ainda é a escola, e consequentemente, a universidade. Então, pensarmos em espaços dinâmicos e com recursos dinâmicos pode ajudar a manter o estímulo destas novas gerações. Então, esse espaço é bastante significativo”, destaca. Ele também agradeceu o apoio da Seti, da Reitoria e dos diretores de Setor para a concretização da iniciativa.
Semana de Formação Docente
As atividades da Semana de Formação Docente vão até 13 de fevereiro. O evento é organizado pela Prograd, em parceria com o Programa Docência no Ensino Superior (DES) e a Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes) e conta com palestras e oficinas para aprimorar o conhecimento e a prática dos docentes universitários. Na abertura, a neuropediatra e professora Laís Regina Rocha de Carvalho, a professora Nelba Maria Teixeira Pisacco e o psicólogo William de Oliveira Rosa debateram os desafios da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente universitário.