

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicou, no ultimo dia 23, o 7° Volume da Revista da Olimpíada Pontagrossense de Matemática de 2025 (OPMat), disponível em versão digital no site. O volume traz as provas objetivas e dissertativas dos níveis Mirim, Júnior, 1, 2, 3 e 4 aplicadas na 10ª edição, em 2024, assim como as melhores soluções apresentadas pelos participantes.
A revista também traz a lista dos alunos e professores premiados e as escolas participantes da última edição da OPMat. Neste ano, foram impressos 400 volumes, através do apoio do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CDMC) com o projeto de extensão, e que serão entregues na cerimônia de Premiação da 11ª edição da OPMat, que ocorrerá em dezembro de 2025.
A Revista da Olimpíada Pontagrossense de Matemática tem periodicidade anual e seus sete volumes foram publicados pelo projeto de extensão Olimpíadas de Matemática: Promovendo a Inclusão Social e ajudando a mudar o cenário da Educação, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG (Demat). O PRojeto de extensão realiza a OPMat e coordena a regional PRO1 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O principal objetivo da publicação da revista da OPMat é colocar à disposição da comunidade escolar um material com conteúdos matemáticos para serem utilizados como recurso pedagógico e fonte de estudo e treinamento para competições de matemática. A revista é composta por um material robusto em conteúdos, a fim de desenvolver o letramento matemático, sobretudo, em raciocínio, representação, comunicação e argumentação.
A coordenadora do projeto de extensão Olimpíadas de Matemática, Elisangela dos Santos Meza, comenta sobre o aumento da abrangência e repercussão que a revista tem no país. “Tivemos soluções enviadas por alunos de diversos lugares, como Juazeiro do Norte, no Ceará, o que nos mostra a abrangência da revista, que está à disposição de todos no site da OPMat”.
A professora também relata a importância da editoração da revista no aprendizado dos acadêmicos participantes. “A editoração da revista é feita, em sua grande maioria, por acadêmicos extensionistas do Projeto de Extensão da Olimpíada de Matemática, o que proporciona aos mesmos um ótimo aprendizado da linguagem LaTeX e de toda a organização da Revista”, celebra a coordenadora.