

Os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) integram a Rede de Enfrentamento às violências contra as mulheres. Em reunião realizada na Prefeitura de Ponta Grossa no último dia 19, foi estabelecido o protocolo de atendimento para este público e os HU-UEPG são parte integrante para garantir um atendimento rápido e humano para as mulheres.
Além de órgãos das áreas de Segurança, Justiça e Saúde, a reunião contou com a presença da Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schimdt, a Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Camila Calisto Sanches, e a diretora geral dos HUs, professora Fabiana Postiglioni Mansani. “A presença de nossos Hospitais Universitários como serviço de referência no atendimento às mulheres vítimas de violência é fundamental para fortalecer a rede de proteção. Além de garantirmos o acolhimento humanizado e atendimento integral, os HUs oferecem suporte multiprofissional nas áreas médica, psicológica e social, assegurando cuidado imediato e continuidade do tratamento”, explicou Fabiana.
Os Hospitais atuam como espaço de ensino, pesquisa e extensão. Então, a adesão ao grupo contribui para a formação de profissionais mais sensíveis e preparados. “Dessa forma, integram-se de maneira estratégica à rede de proteção, atuando não apenas na assistência, mas também na prevenção e na promoção de direitos, reafirmando o compromisso com a saúde, a dignidade e a vida das mulheres”, completa Fabiana.
Para a prefeita de Ponta Grossa, a assinatura do termo fortalece a rede de proteção às mulheres. “A parceria com o Hospital Universitário da UEPG é fundamental para garantir um atendimento humanizado, especializado e de qualidade às vítimas de violência. Nosso trabalho é somar esforços, integrar serviços e assegurar que nenhuma mulher esteja sozinha diante da violência. Essa união entre Prefeitura, Universidade e instituições parceiras mostra que estamos caminhando juntos para oferecer mais segurança, cuidado e dignidade às mulheres ponta-grossenses”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.
Ao final do encontro, os órgãos presentes assinaram um termo de compromisso e cooperação que estabelece as responsabilidades e obrigatoriedades para estabelecer uma atuação intersetorial no atendimento das mulheres vítima de violência.
Texto: André Packer | Fotos: Tierri Angeluci