UEPG está entre as 80 melhores universidades da América Latina, segundo ranking da THE

Compartilhe

Com a 78ª posição, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está em um lugar de destaque no Ranking Universitário da América Latina. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (03) e comprovam o comprometimento de professores, alunos e funcionários com o ensino público, gratuito e de qualidade. O ranking é da Times Higher Education (THE).

Os dados fazem parte do Ranking Universitário Mundial e do mesmo ciclo anual, de acordo com a diretora de Avaliação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), professora Raquel Abdallah da Rocha Oliveira. Segundo ela, a publicação de pelo menos 200 artigos de pesquisa entre 2020 e 2024 é o critério para a inclusão de universidades no ranking. A chefe da Divisão de Dados Estatísticos, Josecler Kapp Lepinski, também participou da análise dos dados.

A pesquisa leva em consideração cinco áreas de avaliação: ensino (ambiente de aprendizagem), que corresponde a 35% da pontuação total; ambiente de pesquisa (volume, receita e reputação) com 33,5%; qualidade da pesquisa (força, excelência e influência), 20%; perspectiva internacional (equipe, alunos e pesquisa), 7,5%; e indústria (rendimentos e patentes), 4%. Ao todo, foram classificadas 223 instituições de ensino superior, sendo 68 brasileiras.

Entre as nacionais, a UEPG ficou entre as 50 melhores, na 47ª posição. Com relação aos indicadores das outras universidades estaduais do Paraná, a UEPG é a melhor nos critérios “ensino” e “indústria”.

Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Gabriel Ribeiro e Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content